X

0 Comentários

Artigos

Som da polêmica

Câmera clara 291

Por Luiz Joaquim | 27.08.2012 (segunda-feira)

Uma pequena polêmica surgiu na correspondência pública e virtual – o “Almanakito” – da jornalista radicada em Santos, Maria do Rosário Caetano, quando ela questionava a eleição do júri oficial do recém-encerrado Festival de Cinema de Gramado, que deu o Kikito de melhor filme a “Colegas”, de Marcelo Galvão, quando este é, diz Rosário, “apenas um filme interessante, mas infinitamente inferior a O Som ao Redor (Kleber Mendonça Filho), O Que Se Move (Caetano Gotardo) e Super Nada (Rubens Rewald)”. Dois dos integrantes do júri se manifestaram contra a colocação da jornalista. O cineasta Roberto Farias comentou que: “Esta foi a opinião dos jurados, analisando a ambos e considerando a humanidade intrínseca do filme ganhador, cujo peso foi maior que a qualidade dos outros filmes, aliás, por nós reconhecida”. Já Paulo Sérgio Almeida, do informativo Filme B, entre outras perguntas, lançou as seguintes questões a jornalista: “será que foi um erro do juri premiar Colegas como o melhor filme do festival, só porque ele foi ovacionado pela platéia ? Há quanto tempo não acontece isto em Gramado ? Não será um pouco de exagêro chamar o filme de comercial ?”. E assim, como listinhas de “melhores filmes” feitas anualmente por críticos de cinema não têm muito sentido, essa discussão sobre a premiação em Gramado também não levará nada de muito importante adiante.

—————————–
IRANDHIR STILLER
Ainda não há uma data de lançamento nos cinemas para “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, que no Brasil terá uma nova exibição em setembro no Festival de Brasília, como hor-concours, mas neste 14 de setembro, uma curiosa estreia norte-americana – “Vizinhos Imediatos do 3o. Grau”, com Ben Stiller – chega ao Brasil e chama a atenção pela presença de seguranças particulares que tomam conta de um bairro, assim como faz o ator Irandhir Santos e sua turma no filme do pernambuco. É claro que a similaridade de situações param aí, mas a coincidência é divertida.

—————–
JOBS
O pouco conhecido Joshua Michael Stern foi o diretor convidado para levar aos cinemas a biografia de Steve Jobs (1955-2011). O filme já está em fase de pós-produção e chega às salas de cinema em 2013. Na pele do mago da Apple, está Ashton Kutcher. Ainda no elenco James Woods e Matthew Modine (o policial malvado de “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”). O filme vai mostrar Jobs na adolescência vivenciando o movimento hippie até se tornar o executivo da empresa mais criativa do século 20.

—————–
CINECABEÇA
Neste mês de agosto, o cineCabeça: Ação cineclubista exibe os filmes premiados no 5º Festival de Cinema de Triunfo. Hoje, o Teatro Arraial (Rua da Aurora, 457, Boa Vista) recebe a exibição do longa “Febre do Rato”, de Cláudio Assis, às 19h. Após a apresentação será realizado debate com o cineasta. A sessão é gratuita.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade