X

0 Comentários

Festivais

36a. Mostra SP (2012) – 3

Kiarostami e seu conto japonês

Por Luiz Joaquim | 30.10.2012 (terça-feira)

AO PAULO (SP) – Velho conhecido e amigo de Leon Cakoff, o cineasta iraniano Abbas Kiarostami veio a esta 36a. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo para exibir seu “Um Alguém Apaixonado” (Like Someone In Love), que esteve na competição oficial do Festival de Cannes, em maio.

Todo rodado no Japão e com elenco japonês, o iraniano, em conversa com a plateia apos a exibição na noite de domingo, explicou que não interessa onde filma, mas sim o que conta. “Por que não rodar no Japão?”, respondeu.

Econômico, “Um Alguém Apaixonado” conta com três personagens: a estudante de sociologia e prostituta de luxo Akiko (a linda Rin Takanashi), seu cliente, um velho escritor com idade de ser seu avô (Tadashi Okuno), e o namorado ciumento dela (Ryo Kase).

À princípio, nada parece acontecer de extraordinário na história triste de Akiko, que quer reencontrar a avó, mas tem de atender o cliente e esconder a verdade do namorado violento. Mas Kiarostami faz desse pequeno trecho na vida dessas três pessoas um exercício cinematográfico e de roteiro como poucos cineastas conseguem.

O exercício consiste em passar da realidade de um personagem a outro numa das mais sensíveis estruturas transições dessa realidade. Os diálogos leves ajudam a criar rápida empatia pelos três protagonistas e a precisão do enquadramento de Kiarostami só reforça o talento que sabemos ser dele. Com menos impacto reflexivo que o anterior “Copia Fiel”, “Uma Alguém Apaixonado” tem, entretanto, a mesma força de empatia.

Ainda no domingo, Domingos Oliveira apresentou seu outro trabalho inédito por aqui: “O Primeiro Dia de Um Ano Qualquer”. Ao contrario de “Paixão e Acaso”, este outro tem a estrutura frouxa ao contar os dramas que cercam a família rica de uma atriz (Maitê Proença) reunidos no primeiro dia do ano.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade