X

0 Comentários

Festivais

2º Canavial (2012)

Cinema para a Zona da Mata

Por Luiz Joaquim | 15.11.2012 (quinta-feira)

Enquanto a capital pernambucana experimenta sensações fortes no cinema com a 5ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife, Vicência – a 81 quilômetros do capital – irá abrigar a partir da hoje a primeira parada da 2ª Mostra Canavial de Cinema. Além do município, outras seis cidades da Mata Norte do Estado (Aliança, Condado, Goiana, Tracunhaém, Carpina e Narazé da Mata) recebem até 02 de dezembro a programação do evento, que inclui dois blocos de curtas-metragens divididos por perfis distintos.

O programa 1 conta com os filmes “Do Canavial para O Mundo”, apresenta “Maracatu Atômico Kaosnavial”, de Afonso Oliveira e Marcelo Pedroso; “Garotas da Moda”, de Tuca Siqueira; “Dia Estrelado”, de Nara Normande; “Bode Movie”, de Taciano Valério; “Águas de Romanza”, de Gláucia Soares e Patrícia Baia. Já o programa 2, “Do Mundo para O Canavial”, exibe “Dique”, de Adalberto Olveira; “Concreto Armado” Felipe Peres Calheiros; “Desterro”, de Cláudio Marques e Marília Hughes; “Pajerama”, de Leonardo Cadaval; “Refluxo”, de Marcelo Pedroso e Amanda Beça; “Emboladas”, de Felipe Peres Calheiros; “Marcovaldo”, de Cíntia Langie e Rafael Andreazza; “Engravatados”, de Marcelo Pedroso e Milena Times.

O conceito entre um e outro bloco diz respeito a identidade nos temas dos filmes com a cultura da Mata Norte. “O programa 1 mostra filmes que trazem realidades sociais e antropológicas que batem com as da região. Já o programa 2 aponta para as mesmas questões mas apontando para [e apontadas de] outros espaços geográficos”, contextualiza Caio Dornelas, um dos organizadores. Dessa forma, colocando essa dicotomia aos espectadores daquela região, continua Dornelas, o projeto amplia não o repertório deles com relação ao mundo, mas também com o cinema.

Outra ponta do projeto, pelo Núcleo de Produção Engenho Digital, vai oferecer dias 1º e 2 de dezembro o 2º Seminário Arranjo Produtivo Local em Audiovisual seguido, em 2013, do curso Engenho de Imagens. O seminário promete discutir maneiras criativas, abordar temas e consolidar questões relativas ao audiovisual para a região, como formação técnica, captação de recursos, criação de parcerias e estruturação física e jurídica.

Sobre o curso Engenho das Artes, aqueles moradores da Mata Norte do Estado interessados em aprender a compor um trabalho audiovisual terão o luxo de fazê-lo com professores do porte de Marcelo Pedroso (direção e linguagem), Camilo Soares (fotografia), Alan Oliveira (roteiro), Nicolas Hallet (som) entre outros. Inscrições abertas até 20 de novembro e no site (www.mostracanavial.com.br).

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade