X

0 Comentários

Artigos

mercado 1 x 0 cinema

Câmera clara 297

Por Luiz Joaquim | 19.11.2012 (segunda-feira)

A globochanchada “Até que a Sorte nos Separe” é o longa nacional mais visto do ano. É fato. Tendo ultrapassado semana passada a marca dos 2,7 milhões de espectadores (e continua crescendo), o filme já entra para a história como a obra que no ano de 2012 mais tirou pessoas de suas casas no Brasil para ir ver um filme nacional nos cinemas. O filme estreou dia 5 de outubro, ocupando 412 salas, quase 20% da totalidade existente em todo o país. Já em sua estreia, o filme-piada havia se colocado como o de melhor resultado entre os brasileiros numa abertura este ano, ao levar 322 mil pessoas ao cinema em seu primeiro fim de semana. No filme inspirado no livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, de Gustavo Cerbasi, o casal Tino (Leandro Hassum) e Jane (Danielle Winits) vê sua vida se transformar com um prêmio milionário da Mega Sena. De maneira bem rápida, eles saem da pobreza para desfrutar de grandes luxos e muita ostentação. Festas, viagens, carros importados, caprichos dos filhos. Tudo é permitido na família perdulária. A Globo Filmes pode até acreditar que o leitor é ingênuo para acreditar nela quando a empresa vende a ideia da supremacia cômica de telefilmes como este em resposta ao seu êxito nas bilheterias. Na verdade, talvez a produtora da Vênus Platinada não aceite que esse mesmo espectador também entenda o tamanho da engrenagem marqueteira por trás desse “sucesso”. O espectador pode até comprar bobagens, mas sabe o quanto vale sua compra.

————————————
FEBRE NO RIO
Próximo sábado (24), aniversário do Rio Capibaribe, será marcado no Parque das Esculturas de Brennand (Recife Antigo) com o projeto “Vida ao Rio das Capivaras!”, que inclui uma exibição gratuita de “Febre do Rato”, de Cláudio Assis, seguido da apresentação do pianista Vítor Araújo. A partir das 20h30, um catamarã estará à disposição do público, que será transportado gratuitamente do Marco Zero para o Parque das Esculturas. O evento tem patrocínio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

—————————————————–
CINEMA NO AR
O “Cinema no Ar”, novo projeto dos cineastas Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, pega a estrada e leva sessões de filmes nacionais, gratuitas, ao ar livre, a todos os estados nordestinos até junho de 2013. Recife será a primeira cidade a receber o projeto, amanhã e na quarta-feira. As sessões acontecem no Parque Dona Lindo, em Boa Viagem. Itinerante, segue para Caruaru e Lagoa dos Gatos e até junho de 2013 passa por 62 cidades do País. Idealizado pelos cineastas Laiz Bodanzky e Luiz Bolognesi. o projeto exibe amanhã às 19h o infantil “Eu e Meu Guarda-Chuva”, de Toni Vanzolini.

—————
FUNDAJ – IPHAN
É hoje o lançamento do DVD “Conhecer para Preservar”, que a Fundaj lança às 19h no Cinema da Fundação (Derby). O disco é um projeto piloto da série “Educação Patrimonial”, oriunda de uma parceria entre a Fundaj e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional (Iphan). Em seu conteúdo, quatro documentários que discutem a importância do patrimônio brasileiro, material e imaterial, e da sua preservação. Serão distribuídos sete mil DVDs em escolas e bibliotecas públicas do Estado e dos municipios de Pernambudo.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade