X

0 Comentários

Artigos

Sangue Azul

Câmera clara 298

Por Luiz Joaquim | 26.11.2012 (segunda-feira)

Notícia quentinha sobre o projeto “Sangue Azul”, novo longa-metragem em fase de produção de Lírio Ferreira (foto), nos chegou apurada pela colega Rosália Vasconcelos, do Portal Folha PE. Sua fonte nos informou que parte do elenco do filme, a ser rodado no Arquipélago de Fernando de Noronha, atuou também no filme “O Auto da Compadecida” (1999), de Guel Arraes. Um das importantes locações do filme será o Bar da Dirce, conhecido e mais frequentando pela população local da Ilha do que pelos turistas. A dona do estabelecimento, Dirce, está inclusive alojada no Solar de Noronha enquanto seu bar serve de locação. Esta é, à propósito, uma das propostas de “Sangue Azul”: usar os próprios nativos como figuração para o filme de ficção. O espaço, conhecido por tocar muita música brega, no filme servirá de espaço cênico para um prostíbulo. Ainda, seguindo nossa fonte, não se sabe se “Sangue Azul” irá identificar, literalmente, o arquipélago pelo nome, ou se as locações nas praias (as mais selvagens e menos turísticas da ilha) serão “vendidas” pela filme como um “paraíso não-identificado”. Aguardemos.

————-
CHINELO
A 13ª mostra Cine Chinelo NoPE acontece de quinta-feira a sábado (29 de novembro e 1º de dezembro). Este ano acontece em três dias em função da demanda da última edição que lotou a rua da Alfândega. Qualquer pessoa pode levar um filme, com até 20 minutos, e se inscrever para mostra competitiva. No sábado (dia 1º), o Júri da Federação Pernambucana de Cineclubes (FEPEC) irá conferir o Prêmio Cineclubista: Melhor filme para reflexão. Além disso, após a exibição dos vídeos, todos os dias têm música com bandas da Cidade. A entrada, a participação e a diversão são gratuitas.

—————–
HELVÉCIO RATON
O elogiado documentário “O Mineiro e o Queijo”, do cineasta Helvécio Ratton, aborda a temática da força e limitações da tradicional comida mineira. O diretor põe o filme em discussão amanhã (27), às 19h30 na Caixa Cultural Recife, durante a quinta edição do projeto Minas – Pernambuco. O evento é realizado pela FIAT em parceria com a Associação Cultural Sempre Um Papo. Helvécio Ratton ainda apresenta a biografia “Helvécio Ratton, o Cinema Além das Montanhas”, escrito pelo jornalista Pablo Villaça.
———————-
ESQUEMA NOVO
O pessoal do CineEsquemaNovo – CEN (de Porto Alegre) – evento pioneiro no País em descomplicar o conceito de festival de cinema e torná-lo tão divertido e inventivo como é hoje, por exemplo, o Janela de Cinema – manda notícias. Gabriela Almeida explica que o evento “está em um processo de reorganização iniciado logo após sua última edição, o CEN está definindo um novo formato de festival, bienal, e que será realizado a partir de 2014”. As mudanças propostas para a oitava edição querem tornar o festival um lugar não apenas de exibição de filmes, mas também de pensamento a respeito das práticas artísticas e das transformações no século 21. Para quem quiser mais detalhes, é só visitar cineesquemanovo.org/2012.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade