1ª Mostra cineCabeça (Recife) – 2012
CineCabeça apresenta mostra de filmes
Por Luiz Joaquim | 21.12.2012 (sexta-feira)
É um dia mais que especial para dezenas de crianças da rede pública estadual de ensino. É que às 19h de hoje, no cinema São Luiz, eles verão suas proprias criações audiovisuais na tela mais nobre da cidade. O evento chama-se Mostra cineCabeça e nesta sua primeira edição põe em competição 18 vídeos criados por alunos de escolas do Estado.
O evento, que tem acesso gratuito, irá conferir-lhes não apenas o diploma pela formação do curso de iniciação audiovisual, fundamental para que compusessem as produções, como também um diploma por essa formação. Na disputa de hoje à noite, os estudantes concorrem a prêmios como computadores, câmeras e equipamentos audiovisuais na competição dividida pelos gênero de ficção, documentário e experimental.
Para o coordenador dos cursos, Marlon Meirelles, “o projeto serviu como um canal pelo qual os estudantes davam vazão às suas visões de mundo. O audiovisual deu uma forma para essa vazão e sei que alguns deles continuarão interessados em desenvolver trabalhos assim”, aposta. No início, recorda o coordenador, os temas escolhidos pelas crianças em Setubal, Santo Amaro, Boa Vista, entre outros bairros, eram pautados pela violência. “Mas conseguimos desconstruir isso estimulando os garotos a trabalhar com futebol e assuntos mais leves”, diz Meirelles.
“No início, abrimos 30 vagas e recebemos 180 inscrições”, recorda Andréa Mota, responsável pela gestão do CinEscola que coordena o Centro de Atitudes, grupo responsável pelo projeto cineCabeça. A alta demanda determinou que o curso fosse feito em dois periodos diferentes, acontecendo no primeiro e segundo semestre de 2012. Foram formadas mais de 12 turmas atendendo estudantes de instituições da Região Metropolitana do Recife.
“Os módulos tinham 60 horas/aula, eram 20 encontros divididos em dez teóricos e dez práticos. No início situamos a parte histórica, contextualizando o cinema mundial até chegar ao pernambucano. Depois eles viram elementos da fotografia, da direção, da produção, entre outros aspéctos, e daí fizeram seus próprios filmes”, explica Meirelles.
Para Andrea, “o projeto só dá certo, por conta do comprometimento dos professores e gestores. Não abrimos mão do envolvimento deles. Um dos casos mais interessantes e surpreendente veio de Itapissuma”. E continua: “De lá, na Escola Euridice Cadaval Gomes, educadores como a professora Kelly e Marcelo chegaram a comprar câmeras para os alunos fazerem seus filmes. Nesse processo alunos que eram tidos como rebeldes se descobriram bons editores de imagem, e outros se perceberam bons ilustradores, com talento para fazer storyboards”, comemora.
O evento de hoje celebra também o sucesso do projeto cineCabeça que em 2012, agregou mais de 34 mil espectadores levados ao cinema São Luiz, além de ter ajudado a criar 26 cineclubes em escolas estaduais com o apoio da Federação Pernambucana de Cineclubes (Fepec).
SERVIÇO
1ª Mostra Competitiva cineCabeça
Hoje, às 19h
Cinema São Luiz (Rua da Aurora, 175 – Boa Vista – Recife)
Entrada franca
0 Comentários