Enquadra para agradar
O que é bom está por vir (cc 302)
Por Luiz Joaquim | 24.12.2012 (segunda-feira)
A última semana do ano sempre remete à reflexões sobre como foram os últimos 12 meses e como serão os próximos. A mídia, de um modo geral, vive de textos “retrospectivos” e listas dos melhores e piores do ano das mais diversas categorias. É natural que seja assim, pois enquadrar é uma forma de facilitar a compreensão das coisas e ainda diverte o leitor na sua fome pessoal pela hierarquização das coisas no mundo. O delicado aí é que “enquadrar” implica em reduzir, e isso pode ser fatal para uma melhor análise. No campo cinematográfico, pode-se dizer que 2012 foi um ano de muita expressão (em particular para o cinema pernambucano, e no que diz respeito aos avanços para a projeção digital no mundo inteiro). Como sempre, ao encarar a bonança do passado, a tendência é olhar com bons olhos para o futuro. Mas não há muita “futurologia” a fazer fora dos números frios da matemática. Ou seja, difícil intuir sobre como será o cinema, em seu aspecto semântico, nos próximos meses, ou anos. Mas o bom é que, o que está por vir costuma nos interessar exatamente por nos surpreender, ou nos colocar diante de algo que ainda não entendemos muito bem. Que venha o desconhecido para crescermos.
————————
PE em Tiradentes
De 18 a 26 de janeiro tem início a 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes, já firmada como o espaço mais interessante para se discutir a contemporânea produção brasileira. Semana passada, a organização da mostra divulgou a seleção dos 97 curtas-metragens que compõem a programação 2013. Entre eles, cinco trabalhos de Pernambuco: “A Onda Traz, O Vento Leva”, de Gabriel Mascaro; “Câmara Escura” (foto), de Marcelo Pedroso; “Canção para Minha Irmã”, de Pedro Severien, “Porcos Raivosos”, de Isabel Penoni e Leonardo Sette, e “Retrato”, de Adelina Pontual.
———————
Quebra Nozes
De sexta a domingo (28 a 30) o UCI/Kinoplex Recife, sala 10, exibirá o famoso balé “O Quebra Nozes” em 3D. A obra de Tchaikovsky, renomado compositor romântico russo promete emoções em sua história que pode ser acompanhada por toda a família. O musical, filmado no tradicional Mariinsky Theatre, se passa nos anos 1920, em Viena, onde vive a garota de nove anos Mary, cheia de amor e solidão. Em uma noite de Natal ela embarca numa aventura quando o tio, Albert, lhe dá um quebra-nozes que ganha vida e a leva a outra dimensão onde brinquedos assumem formas humanas e tudo ganha proporções dez vezes maior. A sessão dura 105 minutos e iniciam às 18h (na sexta-feira) e às 14h (sábado e domingo).
————————-
Guerra nas Estrelas 7
O jornal inglês The Guardian destacou semana passada que os fãs da série “Guerra nas Estrelas” estão em polvorosa depois que uma agência de notícias revelou, aparentemente de forma inadvertida, que a estreia do novo filme – o episódio sete – sob o controle da Disney (a Lucasfilm anunciou a venda para a Disney) irá incluir no roteiro uma história em que Luke Skywalker volta ao planeta Yavin 4 para construir uma academia de Guerreiros Jedis. Sabe-se que tanto Mark Hamill (foto) quanto Carrie Fisher discutiram a possibilidade de aparecer no episódio 7 e em outros futuros “Guerra nas Estrelas”, mas isso foi antes da venda da empresa para a Disney. A previsão de estreia de Guerra nas Estrelas 7 é para 2015.
0 Comentários