X

0 Comentários

Festivais

Expectativa 2013 / Retrospectiva 2012 (texto)

Todos os filmes para todos

Por Luiz Joaquim | 07.12.2012 (sexta-feira)

O que você quer ver no cinema neste fim de ano? O vencedor de um grande festival europeu? Uma aventura hollywoodiana? Um destaque do cinema pernambucano? Um clássisco restaurado? curtas-metragens? O cinéfilo recifense sabe que há um endereço onde é possível encontrar tudo isso. Em seu 15º ano, o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco promove aquele que é o modelo de mostra de cinema internacional no Recife e que já virou referência na cidade. É a “Expectativa / Retrospectiva”, que de hoje até 18 de dezembro, apresenta 36 filmes (28 longas-metragens, oito curtas) a serem exibidos na sala do Derby, divididos por 38 sessões.

Foi a partir da terceira edição, em 2000, que a mostra também passou a exibir premiere de títulos ainda a serem lançados comercialmente no Brasil. Pelo fator ineditismo, este títulos são procurados como água no deserto pelo cinéfilos locais; e ficam em destaque no evento. Neste “ano 15”, nove títulos estão neste grupo e, certamente, vão chamar a atenção. São elas “Pietá”,de de Kim Ki-Duk (vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2012); “Além das Montanhas”, de Christian Mungiu (melhor atriz e melhor roteiro em Cannes 2012); “Lawrence Anyways”, de Xavier Dolar (melhor atriz na mostra Un Certain Regard, em Cannes 2012, e melhor filme no Festival de Toronto 2012); “A Caça”, de Thomas Vinteberg (melhor ator em Cannes 2012); e “Um Alguém Apaixonado”, de Abbas Kiarostami. (seleção oficial Cannes 2012).

Outro que só entra em cartaz em 2013 e merece uma olhada são “7 Dias em Havana” (hoje, às 21h). O filme é uma produção coletiva dirigida por sete craques do cinema mundial, tendo a capital cubana e seus personagens com mote. As sete historinhas estão sob a batuta de Laurent Cantet, Benicio Del Toro, Julio Medem, Elia Suleiman, Juan Carlos Tabío, Pablo Trapero e Gaspar Noé.

No mesmo time, com agenda para o ano que vem, estão o oriental “Sacrifício”, de Chen Kaige, sobre a vingança de um homem que sacrificou seu filho para salvar um clã chinês; o belíssimo e premiado “Sudoeste”, de Eduardo Nunes, com Simone Spoladore, além do demente e imperdível “Killer Joe: Matador de Aluguel”, dirigido pelo mesmo diretor de “O Exorcista”, William Friedkin. Dois outros títulos – “Histeria (hoje, 18h50), sobre a invenção do vibrador sexual; e “Cosmópolis”, de David Cronemberg – também são inéditos no Recife, embora tenham já sido lançados há meses no Sudeste. “Holy Motors”, de Leo Carax, ganha também duas sessões (amanhã, 21h, domingo, 20h30) após ter sido exibido no Vivo Open Air quarta-feira passada.

Uma vez que também repensa o ano que passou, esta “Expectativa 2013 / Retrospectiva 2012” olha para o cinema pernambucano com carinho e não apenas dá a oportunidade de conhecer títulos que fizeram barulho em todo o País e no mundo, como também conversar com seus realizadores por um bate-papo após a sessão. Nesta lista temos os dois vencedores no Festival de Brasília – “Era Uma Vez Eu, Verônica”, de Marcelo Gomes, e “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello – e o badalado “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho. Aparecem também “Doméstica”, de Gabriel Mascaro, e “Pernamcubanos”, de Nilton Pereira, e também curtas-metragens.

No quesito revisão, o cinéfilo poderá rever numa sala de cinema títulos que fizeram barulho e que dificilmente serão esquecidos, como “Drive”, “Shame”, “Intocáveis” e “Milennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, tanto quanto outros que passaram discretos, como “Habemus Papam” e “A Perseguição”. E se nada disso apetece, um clássico pode satisfazer os mais exigentes. Neste caso, a mostra oferece “Violência e Paixão” (1974) em cópia restaurada. É o penúltimo filme de Luchino Visconti, com os deuses Burt Lancaster e Silvana Mangano no elenco.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade