X

0 Comentários

Artigos

Quem vai ao festival?

Câmera clara 301

Por Luiz Joaquim | 17.12.2012 (segunda-feira)

Numa edição antiga do Câmera Clara comentamos o volume assustador de festivais e mostras de cinema (uns 200) no País. O assunto é polêmico e arregimenta defensores e detratores sanguínios. Olhando agora numa perspectiva mais micro, vemos que Pernambuco, com maior incidência em sua capital, claro, vem parindo – quase todos com dinheiro público – um crescente número de mostras e festivais do gênero nos últimos anos. Na verdade, o conceito de “festival de cinema” para muitos destes eventos (seja grande ou pequeno) já foi para o beleléu há bastante tempo, ou nunca chegou a existir. Não vamos entrar em detalhes e ser taxativos no que diz respeito ao que é válido e pertinente para um festival ou mostra de cinema existir. Entretanto, talvez uma verificação nos efeitos – não só quantitativo mas também qualitativos – deixados como legado por estes festivais e mostras seja algo importante a ser verificado por quem manda na coisa. Caso contrário, em breve teremos o Festival de Filmes com Cadeiras Vermelhas, ou a Mostra Cine Coco Verde de Pernambuco sendo noticiado pela imprensa como um grande acontecimento.
——————————————————————-

NICOLE “PERIGUETE”
Nicole Kidman, 45 anos, aparece em “The Paperboy”, de Lee Daniels (de “Preciosa”) como Charlotte, uma mulher decadente que adora se corresponder com presidiários. Um dia conhece o personagem de John Cusack e a química acontece. Ainda no elenco Matthew McConaughey e Zac Efron. Numa das cenas polêmicas, ela urina em Efron para curar uma queimadura. Ele retribui com uma dançinha, só de cueca. “The Paperboy” também promete uma nova cruzada de pernas, de Nicole, que irá lembrar aquela inesquecível de Sharon Stone em “Instinto Selvagem”, feito por Paul Verhoeven há exatos 20 anos. “The Paperboy” ainda não tem data de estreia no Brasil.
——————————–

HELEN SEXUAL
Terapia sexual com Helen Hunt? É o que vai mostrar “The Sessions”, de Ben Lewin. A atriz, famosa como a esposa comportada da série “Louco por Você” (Mad about You, 1992-1999), tira a roupa aos 49 anos no filme como Cheryl. Ela é uma pesquisadora séria, casada e mãe, que vai para a cama com deficientes. O filme tem estreia marcada no Brasil para 15 de fevereiro de 2013.
—————————–

ROMÊNIA EM HOLLYWOOD
Espécie de briga pela nomeação às cinco vagas de “melhor filme estrangeiro” na disputa do Oscar já acontece quando são divulgados os 71 títulos submetidos à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Cinco anos atrás, em 2007, o belo e mundialmente aclamado pela crítica “4 Meses, 3 Semanas, 2 Dias”, do romêno Cristian Mungiu brigou pela estatueta. Mungiu volta a concorrer em Hollywood, com “Além das Montanhas”, título que já ganhou prêmio de roteiro e atrizes em Cannes. Para Mungiu, “4 Meses…” ter concorrido foi um acidente, o que lhes trouxe muita notoriedade. “Além das Montanhas” foi exibido no Recife, na mostra “Expectativa 2013” do Cinema da Fundação, há nove dias. O filme deve estrear no Brasil dia 11 de janeiro de 2013.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade