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Cinema irrelevantes

Câmera clara 304

Por Luiz Joaquim | 07.01.2013 (segunda-feira)

A crônica-ensaio da crítica Ivonete Pinto na edição 21 da revista “Teorema” (à venda no Recife na Livraria Cultura) – publicação gaúcha que problematiza a complexidade e os alcances da linguagem cinematográfica em diversas direções, chama-se “Cinema Irrelevante”. Além de necessário, o texto faz menção ao cinema pernambucano pela palavras do mestre Jean-Claude Bernardet. Ivonete aproveitou a participação do professor na 1ª Jornada de Estudos de Cinema promovido durante o 4º Festival Internacional de Cinema da Fronteiro (em Bagé – RS) e registrou seus questionamentos sobre o cinema que prefere falar de “recifense”, como “Um Lugar ao Sol” (2009) “Doméstica” (2012) e “O Som ao Redor” (2012). Jean-Claude afirma e pergunta-se: “nenhum estado produz um cinema tão preocupado com a luta de classes como Pernambuco. O que se faz aqui é portanto cinema político? É político por conta de sua temática? É político um cinema que não tem público?”. A crítica gaúcha lembra também da fala de Eduardo Escorel na Mostra de Tiradentes 2012, ao dizer que o cinema produzido no País é “irrelevante”. O termo dizia respeito ao modo de produção feito no Brasil, com toda os custos já pagos aos produtores pelo Estado antes da obra chegar ao mercado; circulando apenas em festivais. Escorel destaca que com isso “o dilema entre protecionismo e competitividade, crucial para o setor cinematográfico, foi deixado de lado”. Sobre esse cinema “irrelevante”, Jean-Claude explica que sua principal marca é linguagem ambígua, alusiva e elíptica” e Ivonte completa que “a falta do público frequentador de salas como Cinemark, muito provavelmente, passa pela dificuldade de compreensão da narrativa”. É enfim, um texto fundamental a ser lido para o leigo começar a entender a complexidade do mercado e qual o lugar do cinema brasileiro nesse mercado.

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Paulínia 2014
Na edição de sexta-feira (4) do jornal “Corrêio Popular” (de Paulínia – SP) publicou que “a nova secretária de Cultura de Paulínia, Fernanda Candido de Oliveira (PT), aposta no bom relacionamento com a ministra da Cultura, Marta Suplicy (PT), para reativar o Festival de Cinema. Sem experiência no cenário cultural, Fernanda foi “importada” … para assumir uma das pastas mais afetadas pelo corte de custos instaurado pelo prefeito José Pavan Júnior (PSB) em 2012. A consequência mais significativa foi o cancelamento do Festival, porém, foram atingidos outros projetos, como o Concertos Paulínia, que teve redução de 30% no orçamento”.

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Troféu dos produtores.
O Sindicado de Produtores de Hollywood divulgou quarta-feira (2) os indicados ao seu prêmio anual. Como a instituição abriga centenas de membros da Academia, o Producers Guild Awards é um dos termômetros mais respeitados para o Oscar. No anúncio, nenhuma grande surpresa. O único filme que não estava cotado para figurar na lista dos dez melhores do ano era “007: Operação Skyfall”. Esta é a primeira vez que um filme da série “007” entra na lista de melhores do ano da entidade. Os outros cinco indicados são “Os Miseráveis”, “As Aventuras de Pi”, “Moonrise Kingdom,” “O Lado Bom da Vida” e “Indomável Sonhadora”. O vencedor do prêmio do PGA coincidiu com o filme que levou o Oscar de melhor longa-metragem 16 vezes nos últimos 23 anos. A festa de premiação será em 26 de janeiro, no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles.
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Contrastes
“O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, estreou sexta-feira (4) em 13 salas de cinema no Brasil. “De Pernas pro Ar 2”, de Roberto Santucci, estrou (28/12/12) em mais de 700 salas no Brasil. Reflita sobre isso.

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