Sammy: A Grande Fuga
Tartaruga zen
Por Luiz Joaquim | 18.01.2013 (sexta-feira)
A animação 3D “Sammy: A Grande Fuga” (Sammy’s Avonturen 2, Bel., 2012), de Vincent Kesteloot e Ben Stassen, entra em cartaz e oferece novamente à garotada um novo encontro com o personagem de “As Aventuras de Sammy”, que passou por aqui em 2010 e angariou simpatia pelo seu estilo de animação.
No novo desenho, o primeiro elemento a impressionar bastante são os aproveitamentos para o efeito tridimensionais. Nesta historinha em que a tartaruga marinha Sammy e seu amigo Ray aparecem protegendo as recem-nascidas Ella e Ricky numa praia paradisíaca, a produção quem vem da bélgica não economiza, do primeiro ao último plano, nas situações em que a profundidade de campo são muito bem exploradas aqui.
Uma curiosidade na composição da animação é sua aparente simplicidade de traços. Mas, repetimos, é apenas aparente. Em “A Grande Fuga”, se os personagens possuem composições modestas (e simpáticas) como o cabeção e olhos grandes das tartarugas mirins, todo o ambiente marinho ao redor não deixa dúvida sobre a competência da equipe de criação do filme.
Mas, o que interessa aos pais é saber sobre o contexto, para além do entretenimento, que irá submeter seu filho no cinema. No caso em questão, “A Grande Fuga” funciona melhor com criançinhas pequenas, e é sério ao propor aos baixinhos que todos os animais merecem respeito, mesmo os vilões.
Para dar esse exemplo, a problemática do enredo consiste em termos Sammy e Ray capturados em Dubai, para fazer parte de um aquário gigante com alguns peixes malucos, outros hostis e outros amigáveis. Enquanto isso, os pequenos Ricky e Ella perdidos, com a ajuda de uma lula, tentam salvar os mais velhos.
É um filme simpático mas que por um certo excesso no roteiro – os adultos perceberão – pode deixar os pequenos confusos. Apesar das situações simples em que o objetivo é apenas salvar os peixes do aquário e pô-los de volta em seu habitat natural e perto de sua família, “A Grande Fuga” estica o problema nos distraíndo da dinâmica principal.
Atenção para a trilha sonora animada que inclue B52’s (“Rock Lobster”) para embalar uma lagosta de dupla personalidade, e Renanto Carosone (“Tu Vuò Fa L Americano”) dando o tom da animação no aquário em Dubai.
0 Comentários