X

0 Comentários

Críticas

Argo e Pi de volta

Juntos os dois juntos somam 7 Oscars 2013

Por Luiz Joaquim | 01.03.2013 (sexta-feira)

Se alguém tem dúvidas da influência do Oscar no mercado, é só dar uma olhadinha no roteiro da programação de cinemas nos jornais do Brasil. Estão de volta, em cartaz, dois premiados na 85ª edição da cerimônia da Academia, ocorrida no último domingo. Quando exibido por aqui em novembro de 2012, “Argo”, de Ben Affleck, não recebeu muito crédito do público habitual dos multiplex. Seria um filme “político” demais para o gosto médio. Hoje, vencedor dos Oscar de melhor filme, roteiro adaptado e montagem, “Argo” imponhe-se no mercado como um trabalho para além do estereótipo.

Para quem não leu sobre seu enredo, o filme resolve uma caso real – e secreto por alguns anos pelo governo norte-americano – a respeito de um resgate feito pela CIA de seis de seus conterâneos escondidos em terras iranianas. Escondiam-se por ocasião de uma revolta da população local. Eles exigiam a devolução do Xá Mohammad Reza Pahlevi para ser julgado pelos crimes hediondos que cometeu. O plano de resgate dos EUA consistia na invenção de um longa-metragem ficticio para a inteligência americana poder entrar disfarçada no Irã.

Mais sorte teve “As Aventuras de Pi” – Oscar de direção para Ang Lee, fotografia, efeitos especiais e trilha sonora – lançado em dezembro. Sua vocação para o entretenimento, exibido num mês de férias, ajudou nas bilheterias. Ainda assim, embalado pelos prêmios recentes, a história de fé do menino indiano Pi, que trilha a jornada ao lado de um tigre no bote em alto-mar até chegar a América, também retorna às telas do cinema. O melhor lugar para conhecê-lo no formato 3D.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade