É verdade
Câmera clara 364
Por Luiz Joaquim | 18.03.2013 (segunda-feira)
De 4 de abril até 28 de abril (dividindo-se entre São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Campinas) acontece o Festival É Tudo Verdade, o mais importante da América Latina dedicando-se ao documentário. Na divulgação das obras brasileiras que comparecem ao festival, apareceu o pernambucano “Alexina: Memórias de um Exílio”, do professor Claudio Bezerra e da jornalista Stella Maris Saldanha. Lançado a partir do concurso de roteiros Rucker Vieira (da Fundação Joaquim Nabuco), o curta-metragem apresenta uma das principais líderes das Ligas Camponesas nos anos 1960 e primeira mulher de Francisco Julião. No filme, Alexina Crêspo percorre as memórias de seu exílio cubano e seu convívio com Che Guevara, Fidel Castro e Mao Tsé Tung. O filme foi apresentando pela primeira vez no Cinema da Fundação em abril de 2012, cumprindo uma das exigências do concurso. Em seus 27 minutos, a obra mostra como Alexina, na época, era mais radical que o próprio marido; e como hoje a senhora Alexina – daqui do Brasil – revê sua passagem pela ilha. Lá em Cuba, o filho que também esteve ali, revisita os pontos históricos do itinerário feito com a mãe quando ainda era uma criança.
————————
COLEGA PENN
A campanha #vemseanpenn não deu certo. O ator oscarizado por “Milk” e “Sobre Meninos e Lobos” não veio ao Brasil para a pré-estreia do filme “Colegas” (foto), pelo qual três amigos portadores da Sindrome de Down fogem do internato para ir atrás de seus sonhos. Mas, dois dos protagonista do filme, Ariel Goldenberg e sua esposa Rita Pokk, viajaram para Los Angeles quarta-feira passada para participar de uma exibição do filme na Embaixada Brasileira. Sessão para a qual Sean Penn foi convidado. Se ele irá, aí a história é outra. Ariel fico fã de Penn quando o viu interpretando um portador de Down no filme “Uma Lição de Amor” (2001).
atualizando. Este texto foi escrito na sexta-feira (15), mas postado nesta segunda-feira (18). De lá pra cá, o desejo do jovem Ariel se realizou. Penn não foi a pré-estreia do filme, mas Ariel chegou na praia particular de Penn, e o astro o atendeu, como mostra a foto acima.
———————
FILMAMBIENTE
O Festival Internacional de Audiovisual Ambiental abre inscrições para sua 3ª edição, que acontece entre 30/08 a 05/09 no Rio de Janeiro. O evento vai contemplar o tema “Alimentos: de agrotóxicos e hormônios à nova economia verde”. O objetivo é provocar debates e contribuir para ampliar o conhecimento e a consciência sobre as mudanças comportamentais necessárias, de governos, empresas e indivíduos, pela a preservação da vida no planeta. Inscrições feitas por (www.filmambiente.com/index.php/Fichadeinscricao.html)
ou podem ser enviadas pelo email info@filmambiente.com. Mais detalhes em (www.filmambiente.com)
————————–
FALSO HANEKE
O Twitter e seus falsos personagens. Há algumas semanas, uma falsa identidade do diretor austríaco Michael Haneke (foto), oscarizado por “Amor”, apareceu na rede social virtual “Twitter” indicado como @Michael_Haneke. Na página, postagens supostamente escritas pelo cineasta que faziam muitas referências aos seus gatos “fedidos” e com “flatulências”. Difícil imaginar o austero diretor fazendo tais comentários publicamente. O que ninguém sabia é que, de fato, o verdadeiro Haneke é um orgulhoso dono de gatos, no plural.
0 Comentários