X

0 Comentários

Festivais

17º Cine-PE (2013) – Abertura – filme

José Wilker, diretor

Por Luiz Joaquim | 26.04.2013 (sexta-feira)

A festa audiovisual futebolística começa hoje e vai de cara tentar conquistar sua multidão pelo humor. O trovador das piadas é o ator José Wilker que aparece não apenas atuando no longa “Giovanni Improtta” (sessão 20h30), mas também dirigindo-o. Improtta surgiu no livro “O Homem que Comprou o Rio”, escrito por Aguinaldo Silva nos anos 1970. Em 2005 resurgiu no segundo livro “Prendam Giovanni Improtta”.

Foi naquele ano que Wilker comprou os direitos de adaptação para o cinema sobre o personagem que ele mesmo interpretou na telenovela “Senhora do Destino” (2004). Na tela grande (com orçamento de R$ 6 milhões), o malandro Improtta quer ascender socialmente e se legalizar. Seu desejo em se tornar celebridade lhe coloca numa cilada com a policia, o jogo do bicho e com sua família. Acaba traído, na mira da mídia e da polícia, sob uma injusta acusação de assassinato. Ainda no elenco Andrea Beltrão, Milton Gonçalves, Hugo Carvana, Othon Bastos e Jô Soares.

Com carreira que já ultrapassa os 40 anos no cinema, a grande pergunta é por que só agora Wilker decidiu ficar por trás das câmeras; a qual ele responde com franqueza: “Pânico. Eu achava que dirigir implicava em conhecimento de pessoas, em conhecimento técnico, de som, luz… Não sabia até que ponto o que eu conhecia era útil e se era o suficiente para dirigir”, explicou.

Ainda na programação de hoje (a partir das 20h15) os curtas “12:40” (Alagoas), de Dário Jr., Íris (São Paulo), de Kiko Mollica, e “Joana” (Minas Gerais), animação de Daniel Pinheiro Lima.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade