17º Cine-PE (2013) – Paralelas
Mostra Pernambuco começa no sábado
Por Luiz Joaquim | 26.04.2013 (sexta-feira)
A Mostra Pernambuco, dedicada às produções locais que não entraram na competição oficial, diminuiu. Certamente não pela quantidade de inscrições mas por entendimento da produçao do Cine-PE em concentrar atenção em trabalhos, talvez, mais elaborados. Acontece pelo segundo ano no Teatro Guararapes, amanhã e domingo, às 15h com entrada franca.
São seis curtas. Hoje passam “A Vida Plural de Layka”, de Neco Tabosa; os documentários “Dique”, de Adalberto Oliveira, e “Os Silenciados não Mudam o Mundo”, de Alexandre Alencar, além da ficção inédita por aqui chamada “ReTrato”, de Adelina Pontual. Cineasta que segunda-feira concorre com o longa “Rio Doce/CDU”. Amanhã é a vez de “Yara”, de Sandra Ribeiro, e “Lua, a Casa é Sua!”, de Marcos Carvalho e Edineia Campos, mostrando o músico Luiz Gonzaga sendo levado ao Céu pelos personagens retratados em suas canções.
Ainda no domingo, o festival traz a mostra “Brasil/Angola” (15h20), com o longa “Hereros Angola”, de Sérgio Guerra, cineasta, fotógrafo e publicitário recifense, hoje radicado em Angola. O filme olha com carinho para os habitantes das terras do sudoeste do pais africano e provenientes dos povos bantos; os hereros são donos de uma tradição ancestral que é passada oralmente de pais para filhos.
0 Comentários