X

0 Comentários

Festivais

17º Cine-PE (2013) – noite 7

Noite de celebração

Por Luiz Joaquim | 03.05.2013 (sexta-feira)

Alternando o habitual cronograma da cerimônia de premiação, a 17ª edição do Cine-PE: Festival do Audiovisual deixou o anúncio dos vencedores – ocorrida na noite de ontem no Centro de Convenções – para o final da noite.

A primeira ação do evento foi uma homenagem ao cinema pernambucano, tomando como mote os 90 anos do chamado Ciclo do Recife. Com a exibição de um videoclipe montado pelo Canal Brasil, o auditório pôde acompanhar uma coletânea de imagens tanto de obras contemporâneas – como “Amarelo Manga”, “Eletrodoméstica”, “Rapsódia para Um Homem Comum” – quanto a de clássicos mudos, como “A Filha do Advogado” (1926).

A vinheta exibida concluíu com imagens do produtor Rutílio Oliveira, falecido em agosto, e do ator Jones Melo, vítima fatal de um ataque cardíaco em março. O cineasta Fernando Spencer, 85 anos, foi convidado a subir ao palco representando o cinema local para receber o troféu Calunga.

“O cinema pernambucano nunca morreu, mesmo na época do silencioso, quando o grupo do Ciclo do Recife queria fazer filmes de ficção, mais complicado naquela época, eles conseguiam”, relembrou.

Logo na sequência, quem subia ao palco era o cantor Frank Aguiar com a equipe do longa-metragem “Os Sonhos de Um Sonhador”, dirigido por Caco Milano. Em premiere nacional e exibido em caráter hor-concours, a produção resgatou a história do cantor de forró e politico piauiense.

“Ainda não vi o filme, mas fico feliz em conhecê-lo aqui, nessa terra em que minha carreira foi recebiba com carinho. Tenho certeza que a história mostrada vai fazer muito brasileiro se identificar”, adiantou Aguiar. Quem vive o cantor na tela é o iniciante Gustavo Leão. Ainda no elenco Chico Anysio, Neuza Borges, e a ex-BBB Gyselle Soares.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade