CINEfoot
Câmera clara
Por Luiz Joaquim | 27.05.2013 (segunda-feira)
Se você nunca ouvir falar, agora ouvirá: o CINEfoot é uma mostra de cinema cujo mote é o futebol. É o primeiro e único desta categoria no Brasil e América Latina. E não só exibe filme, mas inclui mostras competitivas internacionais, mostras especiais, debates, oficinas, concursos de vídeos e homenagens, entre outras atividades. Este ano chega a sua 4ª edição, tendo sendo criado pelo mais que torcedor do Fluminense, Antônio Leal. Brincadeiras à parte, Leal tem uma respeitada trajetória como consultor de incentivos fiscais à cultura. A notícia neste texto é que, neste ano, pela primeira vez, o evento aporta no Recife. Será no Cine São Luiz entre 17 e 20 de junho. A mostra acontece por aqui por meio de uma parceira com a Rec Produtores. Um dos destaques da programação é o longa-metragem francês “Os Rebeldes do Futebol”, de Gilles Perez e Gilles Rof. O enredo do documentário passa pela história de cinco rebeldes da bola – Didier Drogba; o argelino Rachid Mekhloufi; o chileno Carlos Caszely; o bósnio Pedrag Pasic; e o nosso doutor Sócrates. No Recife, o CINEfoot também faz um homenagem mais que justa. Será para Jota Soares (foto acima), pioneiro do Ciclo do Recife, diretor, entre outros, de “A Filha do Advogado” (1926). Soares será lembrado aqui também pela sua atuação como o comentarista esportivo.
————————-
Kieslowski
Amanhã, a partir das 20h, o Cineclube Amoeda Digital prepara uma sessão especial dentro do tema do mês, “trabalho”. Será exibido o longa-metragem, “Pessoal” (Personnel), do polonês Krzysztof Kieslowski (1941-1996), seguido de comentários do realizador pernambucano, Camilo Cavalcante. A sessão acontece no Bar Novo Pina / Terraço da Moeda, no Recife Antigo, com entrada gratuita.
———————————-
Paulínia
Na sexta-feira passada, Paulínia (SP) amanheceu com a notícia de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devolveu o posto de prefeito para Edson Moura Júnior (PMDB), filho do ex-prefeito Edson Moura (PMDB), por entender que não existe lei que proíba o candidato de renunciar e ser substituído na véspera da eleição. A polêmica começou quando o então candidato Edson Moura desistiu de concorrer um dia antes do pleito e substituiu seu nome pelo do seu filho. Para resumir, esse retorno da “dupla” à prefeitura acena positivamente para reavivar o Festival de Cinema de Paulínia, extinto em 2012 pelo ex-prefeito da cidade, José Pavan. Edson Moura, o pai, foi o mentor do polo e do festival de cinema da cidade.
————————
Novo CinEsquemaNovo
De 19 e 30 de junho, acontece em Porto Alegre uma edição especial do Cine Esquema Novo, que traz pela primeira vez ao Brasil o artista inglês William Raban – um pioneiro no conceito e na prática de um cinema expandido e cuja carreira é dedicada à realização de filmes que extrapolam os formatos tradicionais. A partir da obra de Raban e de cinco cineastas brasileiros – Carlos Magno Rodrigues (MG), Gustavo Jahn & Sissa Dullius (RS), Guto Parente (CE), Ricardo Alves Jr. (MG) e Sérgio Borges (MG) – o evento põe na roda das conversas as práticas artísticas e as transformações do audiovisual no século 21. Mais informações no site www.cineesquemanovo.org.
0 Comentários