Estudando pelo computador
Desde quarta-feira (15) está aberta inscrição (e seguem até 10 de junho) para o curso “Cinema Online”. Nada de diferente até entendermos que tal projeto da Tangram Cultural e Set Produções Audiovisuais trata-se de um curso de cinema pela internet. Cursos online também não são nenhuma novidade, mas de modo geral eles atendem disciplinas mais teóricas. O desafio aqui no “Cinema Online” é exatamente […]
Por Luiz Joaquim | 20.05.2013 (segunda-feira)
Desde quarta-feira (15) está aberta inscrição (e seguem até 10 de junho) para o curso “Cinema Online”. Nada de diferente até entendermos que tal projeto da Tangram Cultural e Set Produções Audiovisuais trata-se de um curso de cinema pela internet. Cursos online também não são nenhuma novidade, mas de modo geral eles atendem disciplinas mais teóricas. O desafio aqui no “Cinema Online” é exatamente quebrar algumas barreiras que as aulas de, por exemplo, fotografia podem propor uma vez que a natureza de um curso assim busca um dinâmica mais prática.
As produtoras Isabela Cribari e Germana Pereira destacam que diversos cuidados foram tomados para evitar o ambiente frio das aulas. “Teremos momentos de interação entre professor e aluno, quando serão agendados horários para chat e forum com discussão para temas afins”, adianta Germana, que chegou a pesquisar mais de 50 cursos online e se inscrever em alguns deles para entender o que funcionava e não funcionava. “Pediremos também aos alunos que descrevam em uma frase os temas que lhe interessam para chamar a atenção de outros alunos com interesses afins para que dessa forma eles possam interagir ainda mais”, diz Isabela; e complementa: “teremos também um tutor para acompanhar cada 35 alunos”.
Dividido em três linhas – Direção, Fotografia, Produção – os cursos oferecidos, respectivamente são: Estudos de Direção e Linguagem Cinematográfica (lecionado por Paulo Cunha e Paulo Caldas); Introdução à Cinematografia Eletrônica e Digital (por Nicollas Hallet); e Cinema: da Ideia à Prestação de Contas (Isabela Cribari), Produção Executiva para Cinema (João Vieira Jr e Nara Aragão), Direitos Autorais para o Audiovisual (Helder Galvão), e “Legislação audiovisual no Brasil (por Fábio Cesnik, Roberto Jucá, Rodrigo Salinas e Maurício Fittipaldi). “Procuramos os melhores profissionais da área, com experiência prática em suas funções. O escritório de Cesnik, por exemplo, é o principal do País em questões de direitos autorais”, lembra Isabela.
Com 70 vagas abertas, o curso – incentivado pelo Funcultura – destina 80% das vagas para pernambucanos ou residentes no Estado há no mínimo 12 meses, e os 20% restantes para o resto do País. As coordenadoras adiantam que vão priorizar estudantes de cinema e pessoas que já fazem cinema no interior. Com apenas dois dias de inscrições abertas, muitas solicitações vieram tanto do interior – Carpina (PE) – como de outros estados – Roraima, Bahia, Ceará e Santa Catarina.
As aulas iniciam 29 de julho e a inscriçãos são gratuitas, precisando ser feita pelo site (www.cinemapernambucano.com.br/online/index.php).
0 Comentários