Turbinar o Cine-PE
Câmera clara 371
Por Luiz Joaquim | 06.05.2013 (segunda-feira)
Em 17 anos muita coisa muda. E a produção do Cine-PE certamente sabe disso. Com a tímida performance de público nesta última edição, encerrada quinta-feira, talvez fosse interessante a Bertini Produções e Eventos repensar o formato de seu mais caro rebento. O indicio mais concreto de que algo não foi tão bem estava no próprio videoclipe resumo desta edição, projetado na quinta-feira. Na vinheta, enquanto o texto fazia menção ao “maracanã dos festivais”, a fotografia que ilustrava o Teatro Guararapes apinhado de gente era a de uma edição passada. O Cine-PE deve ter percebido que se há 17, 15 ou 10 anos o recifense se satisfazia com uma dezena de filmes brasileiros agrupados numa semana (independente da qualidade) e com a presença de cineastas e atores, hoje este mesmo espectador precisa de novos estímulos. Considerando que o objeto número 1 aqui é o cinema, o melhor estímulo a ser implantado só pode ser a excelência de sua seleção. É claro que há um contexto nacional no qual nem sempre é possível elencar meia-duzia de bons filmes numa mesma semana. Contra isso, busca-se outros atrativos. Estimular o pensamento crítico (seja por filmes novos, retrospectivas, debates interativos), por exemplo, pode surpreender os mais céticos. O mais importante aqui é prezar pela natural fome de bons filmes que fará o publico sair de casa e ir ao gigantesco Centro de Convenções. Não é trabalho fácil, mas é trabalho a ser feito.
——————–
McCartney caboclo
A julgar pela busca de elenco, o próximo projeto do realizador Neco Tabosa não deverá ser menos surpreendente que o anterior “A Vida Plural de Layka”. A responsável pelo seleção dos atores, Amanda Gabriel, procura alguém que se pareça com o jovem Paul McCartney. Pelo roteiro de Tabosa, será uma homenagem a “Caruaru, faroestes e Los Beatles”. Para entrar em contar, escrever para amandagabrielcasting@gmail.com.
——————————————
Não dormia
“O Homem que não Dormia”, segundo e mais recente longa do premiado cineasta baiano Edgard Navarro chega ao mercado de DVDs neste mês. Diretor de filmes premiados como “Super Outro” e “Eu Me Lembro”, Navarro traz em seu novo filme elementos que marcaram sua obra desde os filmes em super 8 que realizou nos anos 70. “O Homem que não Dormia” teve passagens de sucesso pelo Festival de Brasília, 35ª Mostra Internacional de São Paulo e Festival de Tiradentes. No enredo, alguns habitantes de um lugarejo remoto são acometidos pelo mesmo pesadelo. A chegada de um peregrino de origem misteriosa irá revelar o conflito interno em que vivem.
————————————-
Seu Silva
O informativo Filme B destaca que profissionais do mercado de cinema do Brasil se reuniram em Campos do Jordão, São Paulo, entre 25 e 27 de abril. Lá, 12 distribuidoras mostraram os principais materiais de seus filmes para a alta temporada de meio de ano. Rodrigo Saturnino Braga, da Sony/Columbia, iniciou a apresentação prestando uma homenagem emocionada ao recifense Antônio Silva, falecido aos 89 anos dia 25 último. Seu Silva, como era conhecido, trabalhou como programador por mais de 60 anos.
0 Comentários