X

0 Comentários

Festivais

3° Cine Volante (2013)

Cine Volante volta a jogar luz sobre o Sertão

Por Luiz Joaquim | 03.06.2013 (segunda-feira)

Tem cinema, e dos bons, sendo exibido hoje no Sertão do Pajéu, mais precisamente no município de Santa Cruz da Baixa Verde (a 437 quilômetros do Recife). Graças ao projeto “Cine Volante Luar do Sertão”, iniciando sua terceira edição, os quase 12 mil habitantes da pequena cidade terão a oportunidade de conhecer curtas-metragens brasileiros premiados em todo o país e, o melhor, com as sessões seguidas por debate mediado por Gê Carvalho, presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes.

Organizado pelo cineasta Camilo Cavalcante, o “Cine Volante” agrega curtas-metragens que apresentam valores lúdicos visuais mas sendo sempre acessíveis. “Quando penso na programação, penso em seu valor artístico mas sempre lembrando que temos ali um público muito heterogêneo. São idosos, senhoras, crianças. Gente de toda idade que vive em lugares onde o cinema não chega”, destaca o realizador.

Para esta edição, Camilo e Carvalho exibem o mineiro “Menina Espantalho”, de Cássio Pereira dos Santos; a animação cearense “Vida Maria”, de Márcio Ramos; o paraibano “A Árvore da Miséria”, de Marcus Vilar; o carioca “Ensaio de Cinema”, de Allan Ribeiro; e os pernambucanos “Acercadacana”, de Felipe Peres Calheiros; além de “O Velho, o Mar e o Lago”, do próprio Camilo.

A quantidade de filmes mudou do quanto era nas edições anteriores. “Entendemos que uma programação muito extensa como foi a de 2010 prejudiva o resultado final. Ali mostramos dez curtas-metranges que somavam 2h20min. de duração. Era muito cansativo e as pessoas dispersavam antes do debate. Hoje fechamos a sessão com cerca de 90 minutos”, reflete.

As cidades contempladas este ano, além de Santa Cruz da Baixa Verde, são Flores (amanhã); Carnaíba (quarta-feira); Afogados da Ingazeira (quinta-feira); e Solidão (sexta-feira). “No primeiro ano, em 2010, conseguimos apresentar os filmes em nove cidades do Sertão Central e do Araripe. É que ali, além dos recursos do Funcultura, que seguem nos atendendo ainda hoje, tinhamos a participação do Programa BNB de Cultura”. Naquele ano o Cine Volante agregou o significante número de três mil pessoas na soma das cidades onde aconteceu.

Tendo a segunda edição passado pelo Sertão do São Franciso, e a atual no do Pajeú, a intenção do produtor é levar a 4ª edição em 2014 ao Sertão de Moxotó. “Aí iríamos fechar o ciclo das regiões do Estado, inclusive fazendo um trabalho com os professores das regiões para que insiram o audiovisual como uma ferramenta pedagógica”, concluiu Camilo.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade