4º CINEfoot (Recife) – 2013
Bola na tela
Por Luiz Joaquim | 17.06.2013 (segunda-feira)
Por quatro dias, de hoje à quinta-feira, a atmosfera a ser respirada no cinema São Luiz será a do futebol com a primeira exibição no Recife do CINEfoot: Festival de Cinema e Futebol, que nesta quarta edição ganha itinerância para além do Rio de Janeiro e São Paulo, chegando ao Recife com articulação da local Rec Produções.
Neste momento em que a Copa das Confederações acontece no Brasil, este CINEfoot Tour 2013 percorre também nas outras cidades – Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza – onde os jogos do campeonato da FIFA acontecem.
Anunciado como o único festival da América Latina exclusivamente dedicado a filmes sobre o mais popular esporte do Brasil, o evento costuma caprichar na curadoria, capitaneada pelo carioca Antônio Leal.
Com sessões gratuitas sempre iniciando às 19h30 (ingressos disponíveis na bilheteria uma hora antes da sessão) a grade oferece a oportunidade de conferir bons filmes inéditos como o de logo mais, o recente “Os Rebeldes do Futebol”, de Gilles Perez e Gilles Rof (2012). O documentário segue apresentando histórias curiosas de cinco rebeldes da bola fora do gramado. São eles, Eric Cantona, Didier Drogba; o argelino Rachid Mekhloufi; o chileno Carlos Caszely; o bósnio Pedrag Pasic; e o nosso doutor Sócrates.
Atenção também na quinta-feira para o média-metragem no encerramento, o carioca “Memórias de Chumbo: O Futebol nos Tempos do Condor”, de Lúcio Castro. Em 50 minutos, o diretor resgata as relações entre as ditaduras militares na América do Sul entre os anos 1960 e 1980.
E ainda imperdível é a sessão de quarta-feira com a produção do Canal 100 mostrando as partidas que levaram o time paulista ser campeão mundial em 1962 e campeão das Américas em 1963. Neste mesmo dia, mais cedo (às 10h), é exibida a sessão “Dente de Leite”, projetando cinco curtas infantis.
HOMENAGENS
O CINEfoot lembra figuras que foram ligadas direta ou indiretamente à expressão futebolística e com o cinema. Aqui no Recife, quatro nomes estão em destaques recebendo homenagem.
Hoje (17), Almir Pernambuquinho, o chamado “Pelé Branco”, é lembrado pela trajetória que quase levou o jogador pernambucano que iniciou no Sport Clube do Recife a integrar o escrete da seleção brasileira na Copa de 1958. Almir foi assassinado há 40 anos quando defendia o grupo carioca Dzi Croquetes numa briga de bar.
Amanhã, o cineasta sergipano Jota Soares, pioneiro do Ciclo do Recife, com suas produções mudas na década de 1920, terá destacado seu outro perfil, o de cronista de futebol. Ao lado de Esmaragardo Marroquim, José Bandeira Costa e Aderbal Jurema, Jota fundou o Jornal do Commercio onde trabalhou no departamento de Esportes, como comentarista, função que exerceu também no Jornal Pequeno, Rádio Clube e Rádio Olinda. Seu cineasta amigo Fernando Spencer o representará.
Na quarta-feira é a vez do comentarista da rádio Olinda, Luís Calvacante; e no encerramento o jogador Mauro Shampoo, ex-jogador do Ibis, onde atuou por dez anos para depois trabalhar como cabeleireiro, está na pauta. Shampoo virou objeto de um documentário de sucesso sobre sua trajetória, feito em 2005 por Leonardo Cunha Lima e Paulo Henrique Fontenelle. O curta-metragem exibe também na quinta-feira, ao lado de “Porque Há Coisas que Nunca São Esquecidas” (2008), de Lucas Figueroa, sobre o desdobramento de um bate-bola na rua, na Nápoles de 1950.
Serviço:
CINEfoot TOUR 2013 – Recife
De hoje até quinta-feira (20/06)
Cinema São Luiz (Rua da Aurora 175 – Boa Vista)
Entrada Franca (Sujeita à lotação. Ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início de cada sessão)
Classificação: Livre
PROGRAMAÇÃO
Segunda 17/6
19h30 – Homenagem a Almir Pernambuquinho
Sessão de Curtas:
UM TIME, 11 JUDEUS, de Brenno Costa, Lucas Fitipaldi (PE, 2012)
GAÚCHOS CANARINHOS, de Rene Goya Filho (RS, 2007)
Longa-metragem:
OS REBELDES DO FUTEBOL, de Gilles Perez e Gilles Rof (França, 2012)
Terça 18/6
19h30 – Homenagem a Jota Soares
Sessão de Curtas:
UM ARTILHEIRO NO MEU CORAÇÃO, de Diego Trajano, Lucas Fitipaldi, Mellyna Reis (PE, 2008) FOME DE BOLA, de Isaac Chueke (RJ, 2009)
Longa-metragem:
1958 – O ANO EM QUE O MUNDO DESCOBRIU O BRASIL, de José Carlos Asbeg (RJ, 2008)
Quarta 19/6
10h – Sessão Dente de Leite
GAÚCHOS CANARINHOS, de Rene Goya Filho (RS, 2007)
ZIMBÚ, de Marcos Strassburger Souza (SP, 2012)
ERNESTO NO PAÍS DO FUTEBOL, de André Queiroz, Thaís Bologna (SP, 2008)
O PRIMEIRO JOÃO, de André Castelão (RJ, 2012)
VAI PRO GOL, de Felipe D Andrea (SP, 2012)
Sessão de Curtas:
PARA EXPORTAÇÃO, de Alberto Moratório (URUGUAI, 2010)
SANTOS F.C. BICAMPEÃO MUNDIAL (Canal 100), de Carlos Niemeyer (RJ, 1963)
Longa-metragem:
JOÃO, de André Iki Siqueira, Beto Macedo (RJ, 2009)
Quinta 20/6
19h30 – Homenagem a Luís Cavalcante
19h30 – Homenagem a Mauro Shampoo
Sessão de Curtas:
MAURO SHAMPOO – JOGADOR, CABELEIREIRO E HOMEM, de Leonardo Cunha Lima, Paulo Henrique Fontenelle (RJ, 2005)
PORQUE HÁ COISAS QUE NUNCA SÃO ESQUECIDAS, de Lucas Figueroa (ESPANHA, 2008)
Longa-metragem:
MEMÓRIAS DO CHUMBO – O FUTEBOL NOS TEMPOS DO CONDOR, de Lúcio de Castro (RJ, 2012)
0 Comentários