Eternidade em longa
Câmera clara
Por Luiz Joaquim | 03.06.2013 (segunda-feira)
Na edição de 31 de janeiro de 2011, esta Câmera Clara havia divulgado que o cineasta Camilo Cavalcante iniciara negociações com o compositor polonês Zibgniew Preisner (foto) para trabalha na trilha sonora de seu primeiro longa-metragem “A História da Eternidade”. A produção hoje já está filmada e editada no corte final. Para quem não sabe, Preisner é o autor das refinadas trilhas sonoras dos filmes de Krzystof Kieslowski (1941-1996), incluíndo a Trilogia das Cores. Na sexta-feira, Camilo segredou a este colunista que seu esforço junto a Preisner teve êxito. O polonês não apenas aceitou o convite como já criou, mixou e enviou a trilha sonora. O trabalho de Camilo na edição para o corte sobre a música do compositor só não inicou por uma questão inusitada. O envio do disco rígido contendo a trilha sonora foi desviado e enviado para um endereço errado. Camilo já está trabalhando no resgate do Sedex. Do jantar em março na casa de Preisner na Suíça, Camilo conta também que estava presente Krzysztof Piesiewicz, habitual roteirista colaborador de Kieslowski, e eles conversaram sobre o falecimento em 1996 do diretor de “A Fraternidade é Vermelha”.
——————————–
Eternidade 1
Marcello Maia, produtor que esteve no Recife semana passada por ocasião do lançamento de “Faroeste Caboclo”, conversou conosco sobre o longa-metragem de Camilo Cavalcante destacando algumas coisas que aconteceram no set de filmagem em função da envolvimento da equipe. “Lembro de situações em que numa sequência os técnicos choravam enquanto registravam a cena que se desenrolava. Eu nunca vi isso em nenhuma outra produção que participei”.
—————–
0306pr0570 – foto arquivo Folha – Hesíodo Góes
Eternidade 2
Após finalizar “A História da Eternidade”, Camilo Cavalcante adianta que deve tentar emplacar seu primeiro longa-metragem em festivais internacionais. Lembrando que o circuito brasileiro está cada vez mais difícil de ser trabalhado; e que esta primeira exibição no exterior tem sido uma tendencia habitual para filmes com o perfil do seu. Depois, o plano é ter o filme sendo exibido em algum festival brasileiro em meados de 2014.
——————
Eternidade 3
Antes do público das principais capitais do Brasil ter acesso a “A História da Eternidade”, Camilo deve promover uma sessão do filme na região de Santa Fé (a 60 quilômetros de Petrolina, no sentido ao Piauí), como um presente a população da localidade onde ocorreram sequências fundamentais para o filme existir.
0 Comentários