46º Brasília (2013) – seleção
Organização anuncia selecionados
Por Luiz Joaquim | 17.07.2013 (quarta-feira)
FILMES
LONGAS (FICÇÃO):
A Estrada 47 (A Montanha), de Vicente Ferraz (RJ)
Avanti Popolo, de Michel Wahrman (SP)
Depois da Chuva, de Claudio Marques e Marília Hughes (BA)
Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán (RJ)
Os Pobres Diabos, de Rosemberb Cariry (CE)
Riocorrente – Paulo Sacramento (SP)
DOCUMENTARIO
Arte do Renascimento, uma Cinebiografia de Silvio Tendler – Noilton Nunes (RJ)
Hereros Angola – Sérgio Guerra (BA)
Morro dos Prazeres – Maria Augusta Ramos (RJ)
O Mestre e o Divino – Tiago Campos (PE)
Outro Sertão – Adriana Jacobsen e Soraia Vilela (ES)
Plano B – Getsemane Silva (DF)
CURTAS PERNAMBUCANOS
Deixem diana em paz, de Júlio Cavani
Au Revoir, de Milena Times
Várias regiões brasileiras representadas. Realizadores experientes ao lado de cineastas que fazem sua estreia na direção. Discussões sobre a atuação das pequenas produtoras de cinema do Brasil, mercado cinematográfico, o som no cinema brasileiro, a comédia no cinema nacional e as perspectivas de alcance e diálogo do cinema brasileiro no exterior, trazendo para Brasília nomes de relevância do ambiente do cinema no Brasil e no exterior, como os professores Randal Jonhson e Gian Luigi de Rosa; Walter Carvalho, Lírio Ferreira, Breno Silveira. Prêmios no valor total de R$ 700 mil, debates com as equipes dos filmes que integram as mostras competitivas seminários e oficinas com grandes nomes do universo cinematográfico no País. O 46º FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO está com tudo pronto para fazer deste mais um grande encontro de realizadores com o público.
Em 2013, o FESTIVAL recebeu um total de 480 inscrições, sendo 39 longas-metragens de ficção, 63 documentários, 240 curtas de ficção, 103 curtas de documentários e 35 curtas de animação. Os números revelam grande vigor do cinema de Brasília. Dos 480 inscritos, 60 títulos foram produzidos no Distrito Federal – 1 longa de ficção, 9 longas de documentário, 29 curtas de ficção, 15 curtas de documentário e seis curtas de animação. O processo de seleção ocorreu entre os dias 8 e 13 de julho.
O FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO acontecerá de 17 a 24 de setembro e contará com as Mostras Competitivas de longa e curta ficção, de curtas de animação e de longa e curta documentário. Estarão competindo aos prêmios seis títulos de longa-metragem de ficção, seis de longas documentários, seis curtas de ficção, seis curtas documentários e seis curtas de animação. A edição também vai manter a proposta de incorporação do formato digital na mostra competitiva, a descentralização das exibições e a realização de debates diários com as equipes dos filmes concorrentes, abertos ao público, no hotel sede do evento, sempre no dia seguinte à exibição.
Uma das novidades da 46ª edição será a Oficina Integrada de Cinema, que pretende trabalhar vários aspectos da produção de um filme: roteiro, direção, trilha sonora e finalização digital. Os participantes serão provocados a gravar as peças surgidas de seus roteiros. Depois, compositores farão a sincronização da música e dos filmes. Ao final, os filmes recém-criados serão exibidos, com acompanhamento de trilha sonora executada ao vivo.
PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL
– Solenidade de Abertura – Apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro e exibição do filme Revelando Sebastião Salgado, de Betse de Paula, com a presença da diretora e do filme. Coquetel para convidados.
– Mostras competitivas: Exibições de filmes no Cine Brasília e simultaneamente nas cidades do Gama (Teatro SESC Gama), Sobradinho (Teatro de Sobradinho), Ceilândia (Teatro SESC Newton Rossi), Taguatinga (Teatro Paulo Autran SESC Taguatinga) e Guará (Auditório da Administração Regional do Guará). No dia seguinte reprise dos filmes no CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil.
– Mostra Brasília – Cine Brasília – filmes selecionados e produzidos no DF, que concorrem ao troféu Câmara Legislativa do DF.
– Mostra Festivalzinho – filmes infantis no Cine Brasília e em todas as cidades do Distrito Federal para crianças das escolas públicas. A programação está em processo com o Festival de Florianópolis de Cinema Infantil.
– Solenidade de premiação – no Cine Brasília – entrega dos prêmios e troféus aos vencedores das mostras competitivas do Festival, num total de R$ 700.000,00 e outros prêmios, tais como o troféu Câmara Legislativa que oferecerá R$ 200.000,00 em prêmios para filmes produzidos no Distrito Federal, Prêmio Aquisição Canal Brasil e Prêmio da Crítica.
PRÊMIOS
a) Prêmios do Júri Oficial: troféu Candango e prêmios em dinheiro
Filme de longa metragem de ficção
Melhor filme – R$ 250.000,00
Melhor direção – R$ 20.000,00
Melhor ator – R$ 10.000,00
Melhor atriz – R$ 10.000,00
Melhor ator coadjuvante – R$ 5.000,00
Melhor atriz coadjuvante – R$ 5.000,00
Melhor roteiro – R$ 10.000,00
Melhor fotografia – R$ 10.000,00
Melhor direção de arte – R$ 10.000,00
Melhor trilha sonora – R$ 10.000,00
Melhor som – R$ 10.000,00
Melhor montagem – R$ 10.000,00
Filme de longa metragem documentário
Melhor filme – R$100.000,00
Melhor direção – R$ 20.000,00
Melhor fotografia – R$ 10.000,00
Melhor trilha sonora – R$ 10.000,00
Melhor som – R$ 10.000,00
Melhor montagem – R$ 10.000,00
Filme de curta metragem de ficção
Melhor filme – R$ 20.000,00
Melhor direção – R$ 5.000,00
Melhor ator – R$ 5.000,00
Melhor atriz – R$ 5.000,00
Melhor roteiro – R$ 5.000,00
Melhor fotografia – R$ 5.000,00
Melhor direção de arte – R$ 5.000,00
Melhor trilha sonora – R$ 5.000,00
Melhor som – R$ 5.000,00
Melhor montagem – R$ 5.000,00
Filme de curta metragem de documentário
Melhor filme – R$ 20.000,00
Melhor direção – R$ 5.000,00
Melhor fotografia – R$ 5.000,00
Melhor trilha sonora – R$ 5.000,00
Melhor som – R$ 5.000,00
Melhor montagem – R$ 5.000,00
Filme de curta metragem de Animação
Melhor filme – R$ 20.000,00
b) Prêmio do Júri Popular: troféu Candango e prêmios em dinheiro
Melhor filme de longa metragem – R$ 30.000,00
Melhor filme de curta metragem – R$ 20.000,00
Outros prêmios
Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal- Júri Oficial
Melhor longa-metragem: R$ 80 mil
Melhor curta-metragem: R$ 30 mil
Melhor direção: R$ 6 mil
Melhor ator: R$ 6 mil
Melhor atriz: R$ 6 mil
Melhor roteiro: R$ 6 mil
Melhor fotografia: R$ 6 mil
Melhor montagem: R$ 6 mil
Melhor direção de arte: R$ 6 mil
Melhor edição de som: R$ 6 mil
Melhor captação de som direto: R$ 6 mil
Melhor trilha sonora: R$ 6 mil
Troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal- Júri Popular
Melhor longa-metragem: R$ 20 mil
Melhor curta-metragem: R$ 10 mil
Aquisição Canal Brasil
R$ 15 mil.
Prêmio Exibição TV Brasil
Os títulos premiados integrarão a programação da emissora.
Melhor longa-metragem vencedor do Júri Popular – R$ 50 mil
Melhor curta-metragem vencedor do Júri Popular – R$ 10 mil
Melhor curta-metragem de animação vencedor do Júri Popular – R$ 10 mil
Prêmio Abraccine
O Prêmio da Crítica será atribuído e organizado, no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
Melhor longa-metragem
Melhor curta-metragem
Prêmio ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo
Conferido pela ABCV – Associação Brasiliense de Cinema e Vídeo a profissionais do audiovisual do Distrito Federal
Prêmio Saruê
Conferido pela equipe de cultura do jornal Correio Braziliense.
Prêmio Vagalume
Troféu conferido por integrantes do projeto Cinema para Cegos
Melhor longa-metragem
Melhor curta-metragem
Marco Antônio Guimarães
Troféu Candango
Conferido pelo Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro para o filme que melhor utilizar material de pesquisa cinematográfica brasileira
SEMINÁRIOS
SEMINÁRIO ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS PEQUENAS EMPRESAS DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO
18 e 19 de setembro, 14h às 18h
Coordenação: Marcus Ligocki Jr
Objetivo: Reunir pessoas de destaque na cadeia produtiva do audiovisual para apresentarem suas visões sobre o futuro da produção brasileira e, juntas, pensarem sobre as principais oportunidades para as pequenas produtoras nos cenários nacional e internacional.
Provocação: Quais os possíveis caminhos para o aumento da participação das pequenas produtoras no mercado brasileiro de produção audiovisual?
Temas: A Conjuntura Econômica; A Distribuição Cinematográfica; A Inserção das Cinematografias Regionais; e Estratégias empresariais para o desenvolvimento audiovisual.
18 de setembro, 14h às 16h – Tema: A Conjuntura Econômica
Objetivo: Apresentar a conjuntura atual da economia do audiovisual e os direcionamentos para médio e longo prazo.
Convidados:
Abertura do seminário: Hamilton Pereira, secretário de Cultura do DF; Manoel Rangel, diretor-presidente da Ancine; Leonardo Hernandes, coordenador do Fundo de Apoio à Cultura/SEC/DF; Marco Altberg, presidente da ABPITV; Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Cultura, Entretenimento e Turismo /BNDES.
Mediador: Renato Barbieri
18 de setembro, 16h às 18h – Tema: A Distribuição Cinematográfica
Objetivo: Apresentar a linha de trabalho da distribuidora, os seus modelos de participação no financiamento das obras cinematográficas e a visão sobre o momento atual da produção audiovisual brasileira.
Convidados: Bruno Wainer, diretor executivo da Downtown; Jean Thomas – Imovision/diretor geral; Sílvia Cruz – Vitrine Filmes/diretora geral; Sandro Rodrigues, diretor geral da H2O Filmes
Mediador: Marcus Ligocki Jr
19 de setembro, 14h às 16h – Tema: A Inserção das Cinematografias Regionais
Objetivo: Apresentar as atividades atuais, desejos, limitações, bem como a visão de futuro para a produção de conteúdo audiovisual fora do eixo Rio-São Paulo.
Convidados: Renato Barbieri, diretor da Aprocine; André Carvalheira, presidente da ABCV; Isabela Cribari, representante da APCNN; Carlos Gerbase, representante da produção do Rio Grande do Sul; Rodrigo Camargo, coordenador do Núcleo do FSA; Leopoldo Nunes, secretário do Audiovisual/MinC.
Mediador: Marcio Curi
19 de setembro, 16h às 18h – Tema: Estratégias Empresariais para o Desenvolvimento Audiovisual
Objetivo: Apresentar os cases de produtoras brasileiras de conteúdo audiovisual bem-sucedidos, as estratégias adotadas para seus desenvolvimentos individuais, além de suas visões de futuro para o mercado.
Convidados: Marcio Curi, Asacine; Giba Assis Brasil, Casa de Cinema de Porto Alegre; João Júnior, REC; Marcos Didonet, Total Filmes; Fabiano Gullane, Gulane Filmes; Mariza Leão, Morena Filmes.
Mediador: Christian de Castro
SEMINÁRIO OLHARES MULTICULTURAIS: O CINEMA BRASILEIRO NO ESTRANGEIRO
Dias 20 e 21 de setembro, 14h30 às 18h
Coordenação: Tânia Montoro – UnB
O cinema brasileiro tem merecido, ao longo das últimas décadas, análises e estudos de especialistas em outros países. Tais investigações teóricas, além de possibilitar um aprofundamento do debate, têm acrescentado novas perspectivas, como as relações entre cultura e cinema de diferentes países, a consolidação da indústria de audiovisual nacional, as formas de colonização, as histórias de resistências e as correntes migratórias que tornam imperativas as discussões sobre questões étnicas, raciais e de gênero.
INTEGRANTES
Randal Johnson: Professor de literatura, cinema e cultura brasileira na Universidade da Califórnia; autor de The Film Industry in Brazil, Literatura e cinema: Macunaíma do Modernismo na Literatura ao Cinema Novo e Brazilian Cinema (coeditado com Robert Stam), entre outros trabalhos sobre o cinema brasileiro.
Gian Luigi de Rosa: Professor da Universidade de Salento/ Itália, especialista em tradução audiovisual. Organizador do livro Alle Radici del Cinema Brasiliano e autor de diversos ensaios sobre o cinema brasileiro, entre eles Em busca de uma terceira margem cinematográfica.
Paulo Antonio Paranaguá: Historiador de cinema e jornalista do Le Monde/ França. Autor de Cinema na América Latina: Longe de Deus e perto de Hollywood e Cine documental en América Latina, entre outros.
Stephanie Dennison: Professora da Universidade de Leeds/ Inglaterra e dDoutora em estudos brasileiros. Em parceria com Lisa Shaw, é autora de Brazilian National Cinema, Popular Cinema in Brazil e editora de Latin American Cinema e Pop Culture Latin America.
SEMINÁRIO HUMOR E COMICIDADES – A CULTURA DO RISO NO CINEMA NACIONAL
Dia 22 de setembro, 14h30 às 18h
Coordenação: Tânia Montoro – UnB
O seminário é dedicado a pensar o riso e o risível em várias modulações na cultura cômica cinematográfica nacional. Comédia e sátira de um lado, inteligência e astúcia de outro. O seminário pretende investigar o humor no cinema nacional em suas várias expressões e múltiplas possibilidades de diálogos com o público.
INTEGRANTES
Betse de Paula: Diretora das comédias românticas O Casamento de Louise (2001) e Celeste e Estrela (2002), esta última selecionada para a abertura do Festival de Brasília. Sua mais recente comédia Vendo ou Alugo (2013) recebeu 12 prêmios na edição do Cine PE deste ano.
Elias Thomé Saliba: Professor de História na Universidade de São Paulo e especialista na história cultural do humor brasileiro. Autor de Raízes do Riso: a representação humorística na história brasileira, além de vários outros textos acadêmicos e ensaios jornalísticos sobre a cultura do riso.
Maria Thereza Negrão de Mello: Professora do departamento de História da Universidade de Brasília e organizadora, com Marcia Kuyumjian, do livro Cultura cômica e ambiência cotidiana: história cultural, risibilidade e humor.
Ian SBF: um dos cinco fundadores do Coletivo Porta dos Fundos, que se tornou um dos maiores fenômenos de audiência do audiovisual nos últimos anos. Ian SBF é responsável pela direção dos vídeos, sendo também realizador da série televisiva O Fantástico Mundo de Gregório (2012) e das comédias em longa-metragem Podia ser Pior (2010) e Teste de elenco (2011), esta última lançada diretamente na internet.
SEMINÁRIO CINEMA EM ALTO E BOM SOM
Dia 23 de setembro, 14h30 às 18h
Coordenação: Tânia Montoro – UnB
O propósito é debater a relação entre o cinema nacional e a memória musical, que tem produzido encontros fecundos entre linguagens de formatos híbridos e que, ao lançar biografias e trajetórias de carreiras musicais, permite ao cinema narrar o samba, a bossa nova, o sertanejo, a música de raiz, o frevo, entre outras expressões musicais, fazendo assim a releitura de um cinema sonoro brasileiro.
INTEGRANTES
Walter Carvalho: diretor do documentário Raul – O Início, o Fim e o Meio (2012) sobre Raul Seixas, além das ficções Cazuza – O Tempo não Pára (2004), com Sandra Werneck, e Budapeste (2009), adaptado da obra de Chico Buarque de Hollanda. Prestigiado diretor de fotografia do cinema brasileiro, atuante em cerca de 80 títulos nos últimos 40 anos.
Breno Silveira: diretor de Gonzaga: De Pai pra Filho (2012) e 2 Filhos de Francisco (2005), relatos biográficos dos músicos Luiz Gonzaga/ Gonzaguinha e Zezé di Camargo & Luciano, respectivamente. Atua também como diretor de fotografia, produtor e diretor de videoclipes.
Ana Rieper: diretora de Vou Rifar Meu Coração (2011), premiado documentário sobre a influência da música brega no cotidiano brasileiro. Seus trabalhos na tevê envolvem a direção (entre 2005 e 2010) do programa Afinando a língua, apresentado pelo músico Tony Belotto.
Marcelo Machado: diretor do documentário Tropicália (2012) sobre o movimento musical que revolucionou a história cultural do Brasil em fins da década de 1960. Seus trabalhos para a tevê envolvem a série Música Brasileira, exibida pelo canal Multishow.
Lírio Ferreira: diretor dos documentários Cartola – Música para os Olhos (2007) e O Homem que Engarrafava Nuvens (2009), sobre o “doutor do baião” Humberto Teixeira, eleito melhor filme documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de 2011. Entre os seus trabalhos ficcionais, destacam-se Baile Perfumado e Árido Movie.
Coordenação: Profa. Dra. Tânia Montoro – Doutora em cinema e televisão pela Universidad Autónoma de Barcelona, com pós-doutoramento em cinema pela UFRJ. Professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da UnB, vice-coordenadora da linha de pesquisa em Imagem e Som do programa de mestrado e doutorado. Publicou diversos livros e artigos sobre cinema, televisão e cultura contemporânea. Realizadora de audiovisual, participa constantemente de júris, mostras e equipes de seleção de festivais internacionais de cinema. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema – Socine. Coordenadora da pesquisa Imagens – Construções, Representações e Imaginários, pelo CNPq.
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