X

0 Comentários

Festivais

23o Cine Ceará (2013) – noite 2

Milena Times estreia na direção

Por Luiz Joaquim | 10.09.2013 (terça-feira)

FORTALEZA (CE) – Um novo curta-metragem pernambucano surgiu domingo no 23o. Cine Ceará: Festival do Audiovisual. “Au Revoir” é também a estreia da produtora e assistente de direção Milena Times assumindo totalmente a direção de um filme.

Muito do aprendizado que Milena adquiriu na Símio Filmes, junto a Juliano Dornelles, Gabriel Mascaro (hoje na Desvia Filmes), Marcelo Pedroso e Daniel Bandeira foram empregados em “Au Revoir”.

Bandeira, à propósito, montou “Au Revoir” e Pedro Sotero fotografou. Destaque também para a direção de arte de Thales Junqueira, que transformou uma locação na Rua do Sossego (no Recife) tal qual um domicílio parisiense.

Em entrevista ontem, Milena deixou claro que tanta gente talentosa ao seu lado não desviou o plano que tinha para dar a personalidade que “Au Revoir” atinge.

Não é apenas o titulo e a direção de arte que remetem à França. Quase todo falado em Francês, o filme apresenta a brasileira Ana (Rita Carelli) estudando na Europa. Entre a culpa de lidar com o fato de estar distante da mãe no Brasil em princípio de um Alzheimer, ela conhece a vizinha, uma senhora em doença terminal (Gigi Bandler).

As duas vão firmando um laço de amizade cuja direção firme de Milene empresta verdade e beleza cinematográfica, nas quais é o ritmo o que mais impõe a sua força. Na verdade, há uma delicadeza feminina, sem afetações, que revela em Milena uma autora a ser observada.

Junto a “Au Revoir”, também exibiu o curta “Em Cartaz” (SP), pelo qual Fernanda Teixeira investiga o trabalho do artista plástico A. Silveira criando cartazes pintados à mão para cinema. E na mesma noite foram exibidos os longas-metragens “Emak Bakia”, do espanhol Oskar Alegria, e o cubano “La Película de Ana”, de Daniel Diaz Torres.

Mais Recentes

Publicidade