Esse tal de DCP
Câmera clara 390
Por Luiz Joaquim | 23.09.2013 (segunda-feira)
Não pegou nada bem a declaração do coordenador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Sérgio Fidalgo, por ocasião do problema apresentado na exibição de “Os Pobres Diabos”, de Rosemberg Cariry. Fidalgo apontava o problema como algo derivado do suporte digital pelo qual os filmes estão disponíveis aqui, o Digital Cinema Package (DCP). Um suporte sedimentando pelo mercado exibidor. O que não foi dito publicamente é que o equipamento de projeção do revitalizado Cine Brasília só teve sua instalação concluída um dia antes da abertura do festival, ou seja, sem tempo hábil para fazes necessários testes.
Ainda o DCP
Outra informação que não veio a publico é que um realizador decidiu não inscrever seu filme na competição do Festival de Brasília ao entender que não haveria possibilidade de projetar seu filme no formato DCP. Decidiu assim reservar o lançamento de seu longa-metragem para a Premiere Brasil, no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, que inicia nesta quinta (26) e segue até 10 de outubro.
No Oscar
Se o Brasil indicou “O Som ao Redor” para concorrer a Oscar 2014, a França indicou “Renoir”, filme de Gilles Bourdos, para representar o País na corrida pelo melhor filme de língua estrangeira. O filme se passa em 1915 e relata os últimos anos da vida do pintor impressionista, interpretado pela ator Michel Bouquet. Segundo o informativo Filme B, a França foi o País que mais acumulou indicações nessa categoria nos últimos dez anos.
Mostra de SP
De 18 a 31 de outubro acontece a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Conhecido pela revisão que faz das obras completas de bons cineastas, já circula por aí a informação não-oficial de que nesta edição o evento vai contemplar seu público com uma retrospectiva completa dos títulos de Eduardo Coutinho, assim como as de Stanley Kubrick. É esperar a confirmação.
0 Comentários