X

0 Comentários

Reportagens

Funcultura Independente: contemplados 2012/2013

288 projetos foram aprovados entre inscrições recorde

Por Luiz Joaquim | 14.09.2013 (sábado)

Dezenas de produtores culturais pernambucanos espremiam-se ontem pela manhã no Teatro Arraial, Rua da Aurora, durante o anúncio dos contemplados pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) Independente 2012/2013. A edição foi marcada pelo número recorde de 1644 projetos inscritos, dos quais 288 deles foram selecionados para receber um total de R$ 22 milhões providos pelo governo do Estado através da Secretaria de Cultura de Pernambuco.

Abrindo a cerimônia, o secretário de cultura do Governo, Fernando Duarte, salientou duas questões estratégicas no Funcultura: o cumprimento de sua realização e a sua regionalização. “É importante, politicamente, termos os prazos cumpridos e, de um modo geral, evoluírmos para que o Fundo fique cada vez melhor. Ter um sede própria, bem equipada, por exemplo, tornaria ainda melhor nosso trabalho na análise dos projetos”, destacou.

Duarte ainda chamou a atenção para um trabalho sobre o qual o Governo deve se debruçar, que é fazer uma análise sobre os efeitos do Funcultura Independente; hoje atendendo projetos vinculados às áreas de artes cênicas (42 aprovados neste edital), plásticas e gráficas (32), fotografia (13), literatura (25), música (36), cultura popular (21), artesanato (8), patrimônio (17), gastronomia (7), artes integradas (10), formação e capacitação (53) e pesquisa (36).

“Qual a influência de um investimento de mais de R$ 140 milhões desde 2003 na produção cultural independente? No campo do audiovisual isto já está claro. Precisamos entender isto em outros campos”, refletiu Duarte.

À propósito do comentário do Secretário, o diretor de gestão do Funcultura, Thiago Rocha Leandro, aproveitou para anunciar que pretende, em outubro e novembro próximo, realizar um processo de escuta com a categoria. “A ideia é deixar o processo cada vez mais plural e democrático”.

Sobre o crescimento do interesse dos produtores em concorrer ao edital – que subiu de 398 projetos inscritos em 2007 para 1664 em 2013, Thiago credita à “credibilidade do Fundo junto à sociedade; aos processos de capacitações realizados em todo o Estado; e por ele [o edital] hoje ser menos burocrático”.

Já o Presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, lembrou que é sempre grande a responsabilidade envolvida no Funcultura. “Quando viajamos, somos sempre indagados a respeito do sucesso do edital”, concluiu.

Veja a lista completa dos aprovados aqui ( http://www.fundarpe.pe.gov.br/sai-resultado-do-edital-funcultura-independente-20122013 )

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade