X

0 Comentários

Críticas

One Direction: This is Us

Quinteto do momento

Por Luiz Joaquim | 06.09.2013 (sexta-feira)

As fãs adolescentes da banda pop britânica “One Direction” (1D) talvez não gostem do que segue neste texto. Mas, se continuarem lendo, é bom atentar que estamos falando do filme em cartaz “One Direction: This is Us” (EUA, 2013), de Morgan Spurlock (de “Super Size Me: A Dieta do Palhaço”), e não tecendo valorações sobre o talento musical do quinteto Niall Horan, Zayn Malik, Liam Payne, Harry Styles e Louis Tomlinson.

Hoje ali pelos pelos seus 19, 21 anos, os garotos sugiram no mercado em 2010, a partir do X-Factor, um concurso televisivo britânico para caçar novos talentos. Um dos jurados, Simon Cowell, viu nos então individuais candidatos uma boy band a ser formada para fazer sucesso.

E foi o que aconteceu. O 1D, rapidinho, formou milhares de fãs espalhados pelo mundo quando ainda nem tinha lançado um álbum. Um fenômeno próprio do mundo conectado por redes sociais fartamente alimentadas por adolescentes. O filme registra, por exemplo, um depoimento de uma fã dizendo-se ter tuitado sozinha cerca de 16 mil postagens sobre a banda.

“This Is Us” não é um documentário que difere de outros do gênero, como “Justin Bieber: Nunca Diga Nunca” (2011) ou “Katy Parry: Part os Me” (2012). Afinal, segue o roteiro de intercalar cenas de shows em turnê mundial, com depoimentos de fãs, tentativa de explicações para a ascessão meteórica e mais alguns aspectos familiares.

A diferença está talvez nos próprios rapazes do 1D. Eles realmente parecem caras comuns e legais. O diretor Spurlock deixa claro que os moleques estão apenas se divertindo e que possuem um raro senso de consciência sobre o que ocorre com eles. Tanto que entendem correr o risco da grife “One Direction” daqui a dez anos ser vinculada apenas a uma placa de trânsito na Inglaterra.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade