X

0 Comentários

Festivais

37ª Mostra (2013) – dia 4

Mostra de SP antecipa alguns sucessos de 2014

Por Luiz Joaquim | 22.10.2013 (terça-feira)

SAO PAULO (SP) – Uma das ofertas da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é disponibilizar aos seus freqüentadores, com bastante antecedência, uma oferta de títulos que ainda serão lançados (e bem comentados) no ano posterior. É o caso do novo trabalho de Wong Kar-Wai (de “Amor à Flor da Pele”).

Comprado pela distribuidora Califórnia Filmes, o novo filme, “O Grande Mestre”, só deve chegar ao circuito comercial brasileiro em fevereiro do ano que vem.

Protagonizado pelo ator Tony Leung, (de “Amor à Flor da Pele”), Kar-Wai não deixa de privilegiar mais uma vez um amor impossível aqui – desta vez com a atriz Ziyi Zhang, interpretando Gong Er, filha do grande mestre do Kunf Fu nos anos 1930, Gong Yutian. Leung é Ip Man, aquele que ficaria conhecido por vir a ser o tutor de Bruce Lee.

Apesar das lutas extremamente bem coreografadas, e salientadas pela lente de Kar-Wai interessada no microscópico dos impactos, “O Grande Mestre” não parece oferecer nada de novo ou até empolgante como filme de ação.

Mais empolgante, pelo humor refinado e pela forma como desestrutura seu espectador num roteiro surpreendente e coerente, é o holandês “A Montanha Matterhorn”, de Diederik Ebbinge.

Comprado pela distribuidora Filmes da Mostra, o título conta a história de um viúvo cinqüentão, religioso e solitário que dá guarida a um homem que encontra perdido em seu bairro. Ele é Theo, um sujeito com uma aparente debilidade mental desprendido de tudo e de poucas palavras. O humor aqui é conduzido de forma cirúrgica, precisa, e nada no roteiro é gratuito ou apenas em função de fazer graça.

Da França, “Grand Central”, filme de Rebecca Zlotowski – que esteve na seleção da mostra Un Certain Regard em Cannes deste ano – deve chegar ao circuito comercial brasileiro em janeiro de 2014, também pela Califórnia Filmes.

Ambientado numa usina nuclear francesa, o ponto de vista é dos trabalhadores pobres que necessitam do emprego nada seguro dentro da bomba constantemente prestes a explodir que são os reatores funcionando com altas doses de reatividade.

Não bastando a crescente tensão à medida em que vamos nos familiarizando com a dinâmica do ambiente – muito bem administrada pelo roteiro – Zlotowski agrega também uma história de amor impossível. Acontece entre o protagonista Gary (Tahar Rahim, de “O Profeta”) com Karole (Léa Seydoux, linda), noiva de um dos colegas de Gary na usina. A analogia aqui é obvia: a radiação da paixão pode deixar vitimas fatais se você não a respeitá-la.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade