37a Mostra (2013) – dias 2 e 3
Concorrentes estrangeiros ao Oscar agradam na Mostra de SP
Por Luiz Joaquim | 21.10.2013 (segunda-feira)
SAO PAULO (SP) – Já é uma tradição. Entre centenas de títulos que a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo reúne, alguns deles são os representantes de seus países para concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar de língua não-inglesa. Das 76 obras em disputa pela estatueta em 2014, esta 37a edição da Mostra de SP projeta 17 filmes.
O selo de “o filme indicado do país…” acaba gerando uma curiosidade natural dos cinéfilos por aqui, e neste ano, os pernambucanos têm um particular interesse no assunto por conta da indicação brasileira ter ido para “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho.
Um curioso concorrente de Mendonça, e que tem chamado a atenção aqui, vem do Afeganistão. Chama-se “Wajma”, de Barmak Akram. Nos situa em Cabul, em torno de um namoro proibido entre a personagem titulo (Wajma Bahar), que aos 20 anos de idade precisa namorar escondido o garçom Mustafá (Mustafá Habib), de 25.
O que de início chama a atenção a qualquer ocidental ao deparar-se com a cultura repressora contra a mulher – como o fato de Mustava não poder nem pegar na mão de Wajma em ambiente público – ganha depois, no filme, uma dimensão de horror.
Acontece quando a relação é revelada e o pai da moça reage de forma assustadora, em nome de sua honra. A certa altura escutamos tal pai ordenando ao caçula: “Vá pegar gasolina!”, com a intenção de atear fogo na própria filha desonrada.
O representante da Ucrânia que exibe aqui é “Paradjanov”, de Olena Petisova e Serge Avedikian. Baseia-se na vida e obra do cineasta da Armênia Sergei Paradjanov, de “A Cor da Romã” (1968). Acelerado e muito condensado, “Paradjanov” não faz juz ao talento do cinebiografado.
0 Comentários