X

0 Comentários

Festivais

37a Mostra (2013) – expo Kubrick

Diretor de “2001” é o grande homenageado desta edição do festival paulista

Por Luiz Joaquim | 24.10.2013 (quinta-feira)

SAO PAULO (SP) – Uma vez na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, é difícil imaginar outro evento que consiga concorrer contra a boa oferta de filmes do festival. Mas esta 37a edição trouxe ela própria (em parceria com o Museu da Imagem e do Som, MIS-SP), pela primeira vez no Brasil, uma exposição que já circulou em Frankfurt, Berlim, Paris e Los Angeles.

Uma prova do apelo da expo está na visita feito pelo cineasta Spike Lee, que veio esta semana a São Paulo gravar o documentário “Go Brazil, Go!”. Mesmo com a agenda apertada, o diretor de “Faça a Coisa Certa” fez questão de interrompê-las para visitar o MIS-SP.

Rica em objetos de cena, figurinos, planos de filmagens, storyboards e rascunhos de roteiro entre outras curiosidades, o visitante é recebido com as imagens feitas pelo então Kubrick fotografo da Look Magazine nos anos 1940. Depois é conduzido a ambientes que recriam alguns de seus filmes, como a trincheira com sacos de areio em “Glória Feita de Sangue”.

Depois de passar por uma sugestão da sala de reunião “Dr. Fantástico”, chegamos ao quarto com iluminação especial para ver o figurino de “Barry Lyndon” e a câmera e lentes da NASA que usou para captar as imagens a luz de vela.

Para “O Iluminado”, a expo criou a opressão do hotel nos colocando literalmente em seus corredores. O ambiente para “Lolita” é o mais modesto, principalmente se comparado com o de “2001: Uma Odisséia no Espaço”.

A cor branca e a iluminação forte aqui realçam o figurino do homem pré-histórico e do astronauta, assim como o bebê mecânico mostrado no final do filme, além do HAL-9000 e a estatueta do Oscar pelos seus efeitos especiais.

E depois de ver o figurino usado por Kirk Douglas em “Spartacus”, chegamos ao mais popular filme de Kubrick. No ambiente de “Laranja Mecânica” também está o figurino original de Malcolm McDowell num cenário que reproduz a atmosfera da leiteria Korova, incluindo suas bonecas sexuais.

Alem da exposição, que fica aberta até 12 de janeiro de 2014, Kubrick é lembrado aqui com uma retrospectiva completa de seus filmes (vista em 2011 no Recife pelo festival Janela); além do livro “Conversas com Kubrick”, da Cosac Naify, cujo lançamento contará com a presença do autor, Michel Ciment. O cineasta também é destaque no cartaz deste 37a edição assim como na vinheta do festival, feita a partir de uma ilustração de sua viúva, Christiane Kubrick.

BRAZIL – No documentário “Go, Brazil, Go!”, que Spike Lee prepara, ele entrevista diversas personalidades negras brasileiras – como Gilberto Gil e Lázaro Ramos – para mostrar a ascensão do Pais no mundo. O filme deve abrir o Festival de Cannes em maio de 2014, já de olho na Copa do Mundo.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade