X

0 Comentários

Reportagens

Dois exemplos de sucesso

Fundaj inaugura seu Encontros de Cinema

Por Luiz Joaquim | 11.12.2013 (quarta-feira)

A mostra “Expectativa 2014 Retrospectiva 2013” do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco inicia na próxima sexta-feira, mas já hoje o frequentador do cinema no Derby poderá repensar o ano cinematográfico que termina por um evento que se pretende periódico na Fundaj. São os “Encontro de Cinema”. Nesta primeira reunião, a instituição vai reunir quatro profissionais envolvidos em três filmes marcantes de 2013 para um debate sobre sua distribuição.

Com acesso gratuito, a palestra – a partir das 20h40 no auditório do Cinema da Fundação – tem como tema “Novas Alternativas de Distribuição: O Caso O Som ao Redor e Cine Holliúdy”, e traz a paulista Silvia Cruz, da distribuidora Vitrine Filmes (responsável pelo lançamento de “O Som ao Redor” no Brasil); o diretor do filme, Kleber Mendonça Filho; o cineasta cearense Halder Gomes (diretor de “Holliúdy”); e estará também o publicitário Fernando Lima, responsável pela criação de comunicação para o mercado do longa-metragem “Tatuagem”, de Hilton Lacerda.

Mediado por este que aqui escreve, também coordenador do Cinema da Fundação, o encontro irá levantar questões a respeito de estratégias próprias de distribuição e divulgação para “O Som…” e “Holliúdy”. Ambos são trabalhos que chamaram a atenção tanto da mídia especializada quanto a dos espectadores de cinema no País.

Enquanto o primeiro circulou por mais de 70 festivais no mundo, e foi o indicado pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil em busca de uma vaga no Oscar 2014 (categoria estrangeiro), o filme de Halder Gomes virou um fenômeno de exibição no Ceará, desbancado estreias de Hollywood e chegando a um público pagante de 500.000 pessoas em todo o Brasil.

Uma das principais perguntas diz respeito a qual trilha foi seguida pelas duas produções para alcançar tamanho êxito num universo com tantas cartas marcadas como o da distribuição de filmes neste país. Antes da palestra (que tem entrada franca), serão exibidos hoje no Cinema da Fundação os três filmes. “Tatuagem”exibe às 14h30; “O Som ao Redor” às 16h40; e “Cine Holliúdy” às 19h10. O valor do ingresso para cada um dos filmes é o habitualmente praticado pelo Cinema da Fundação. R$ 10 e R$ 5.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade