X

0 Comentários

Reportagens

O cinema está mudo

Morre o radialista Ivan Soares, do programa Sétima Arte

Por Luiz Joaquim | 25.12.2013 (quarta-feira)

Um natal de luto para o cinema pernambucano. Na manhã de hoje (25/12) faleceu o radialista e crítico de cinema Ivan Soares, aos 81 anos. Vítima de complicações cardíacas e respiratórias agravadas pelo mal de Parkinson, contra o qual lutou nos últimos cinco anos, Ivan estava sendo levado pelos familiares ao hospital Jayme da Fonte por volta das 11h, mas não resistiu.

“Ele esteve internado para tratar de uma infecção urinária. O que seria uma tratamento rápido, por conta da sua idade e do Parkinson, tornou-se lento e ele ficou no hospital por dois meses. Recebeu alta há dez dias, mas hoje acordou muito cansado e sem conseguir respirar. Ainda quando o levávamos ao hospital, faleceu no trajeto”, conta seu sobrinho, o jornalista Bruno Cahú.

Ivan foi um dos poucos radialistas que podia se credenciar no Estado pelo seu trabalho por mais de 50 anos na profissão, sendo mais de 40 deles ininterruptos dedicados ao “Sétima Arte”, programa que criou e produziu.

Nasceu em 1932, em Caruaru, e na juventude viajava ao Recife para comprar as trilhas sonoras dos filmes que o emocionavam. O hábito o tornou dono de um dos mais ricos acervos de vinis dessa categoria em Pernambuco.

Em 1958, já morando na capital do Estado, trabalhou numa agência publicitária e locutava o programa “Cine Fã”, na Rádio Jornal do Commercio. Ivan também acumulou funções como crítico de cinema no jornal impresso, quando no Diário de Pernambuco colaborava com Fernando Spencer.

Nos anos 1960, junto a Spencer e ao crítico Celso Marconi, Ivan também criou as agitadas sessões de arte no extinto Cine Coliseu. A voz forte de Ivan pode ser ouvida hoje no curta-metragem “Vinil Verde”, narrada por ele a convite do diretor Kleber Mendonça Filho.

O corpo de Ivan Soares está sendo velado na capela do cemitério de Santo Amaro, e o sepultamento acontece amanhã (26/12), às 11h.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade