O grande exercício
Câmera clara
Por Luiz Joaquim | 16.12.2013 (segunda-feira)
Como crítico de cinema, o grande exercício é ir ver filmes sem esperar muito deles, assim podemos ficar agradecidos quando eles nos tratam bem, mas impertubáveis quando nos tratam mal; é estimular a imaginação para ver as coisas de um outro ponto de vista que não seja o nosso; é não observar apenas as faltas, mas também as virtudes; e tentar perceber alguma beleza em projetos que, pelos padrões comuns, seriam irremissivelmente condenados (e o inverso também); é não ser juiz, mas um observador; é não se deixar levar pelo o que a moralidade rasa quer nos fazer acreditar – de que existe uma extensa diferença entre o bem e o mal -; é não tomar um filme pelo seu valor aparente; é estar alerta para o fato de que não há obra com total falta de consistência, nem com consistência total.
Parabéns
O cinema brasileiro comemora um recorde. 2013 será o ano de maior frequência de espectadores para filmes nacionais desde a Retomada em 1994. Até novembro, 25,4 milhões de pessoas pagaram para ver um filme brasileiro no cinema. O grande responsável pelo êxito, mais uma vez, foram as comédias besteirol – vindas em proliferação neste ano. O recorde anterior pertencia a 2010 com 25,6 milhões de espectadores, ano também de “Tropa de Elite 2”.
Anne Frank
O diretor do ótimo “Valsa com Bashir”, Ari Folman, irá trazer ao cinema uma adaptação animada baseada no famoso diário de Anne Frank (1929-1945). O projeto, sem nome, surge como um desafio para Folman que relatou para a revista Hollywood Reporter: “Existe uma real necessidade de se trabalhar num novo material artístico que mantenha viva na memória essa história para uma nova geração”. A produção do filme deve começar no segundo semestre de 2014.
Ouro 2014
“Trapaça”, de David O. Russel e “12 Years a Slave” lideram as indicações para o Globo de Ouro 2014. Cada um recebeu sete indicações: “Trapaça” viu quatro atores de seu elenco serem lembrandos – Christian Bale, Amy Adams, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper (foi mal Jeremy Renner). A obra ainda concorre como melhor filme, direção e roteiro. A cerimônia será dia 12 de janeiro.
Dos Coen
O novo filme dos Irmãos Joel e Ethan Coen – Inside Llewyn Davis – estreou nos EUA em circuito limitado. A história sobre o cenário da música folk em Nova Iorque nos anos 1960 entrou em cartaz apenas em quatro salas em NY e Los Angeles. Ainda assim, conseguiu arrecadar US$ 401 mil. Na semana passada, o filme encabeçava a lista dos dez melhores do ano feita por A. O. Scott, crítico do The New York Times.
0 Comentários