Paulínia 2013
Câmera clara 372
Por Luiz Joaquim | 09.12.2013 (segunda-feira)
Em 2012 a 5ª edição do Festival de Cinema de Paulínia não aconteceu por questões políticas – já colocadas nesta coluna – próprias daquele rico município em São Paulo. Mas na próxima quarta-feira, por esforço da atual prefeitura – que só assumiu no final de julho – o evento será retomado. Acontece de forma mais enxuta, em quatro dias e exibindo apenas os longas-metragens “Confie em Mim”, de Michel Thikhomiroff; “Entre Vales”, de Philippe Barcisnki; “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra e “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. A realização do festival, mesmo fora de sua época original (sempre nos meses de julho), é importante como marcação política da nova gestão do prefeito, Edson Moura Jr., que já garantiu resgatar o perfil original do evento em 2014.
Transcedência
Acha que já viu todo o tipo de festival de cinema? Não subestime a capacidade dos produtores. Ontem, em Brasília, encerrou o 1º Festival Internacional: Cinema e Transcendência. Foram exibidos 11 filmes para estimular uma fuga “da compreensão cartesiana e convidar o espectador a conhecer outros conhecimentos”. Entre os títulos, “Espíritos Iluminados 2010 e 2012”, da Culture Unplugged Studios; e “Sagrado Segredo”, de André Luiz Oliveira (curador do evento).
CineCabeça
A partir de sexta-feira (13), às 19h no São Luiz, tem início a segunda edição do CineCabeça, que reúne pequenos filmes realizados por alunos e professores da rede estadual de ensino. Frutos do curso de Iniciação Audiovisual, os 23 curtas passarão pela tela do cinema divididos nas categorias ficção, documentário, experimental e a nova modalidade: “livre” – feitos extra-curso, com no máximo dez minutos de duração. A produção do CineCabeça informa que já atingiu 35.541 alunos e professores.
Aruanda
Em João Pessoa acontece o 8ª Festival Aruanda do Audiovisual Brasileiro. Começa sexta-feira (13) homenageando Ney Matogrosso. Já Lázaro Ramos será lembrado no encerramento. Ainda homenageia Sílvio Tendler e Jean-Claude Bernadet. Vladimir Carvalho estará presente no seminário “50 Anos de Ditadura Militar pelo Olhar do Cinema Brasileiro”.
0 Comentários