Camilo vai a Roterdã
A História da Eternidade, o longa, terá estreia em festival holandês
Por Luiz Joaquim | 16.01.2014 (quinta-feira)
Há exatos dois anos noticiamos que o “O Som ao Redor”, longa-metragem de Kleber Mendonça Filho, e o curta “Praça Walt Disney”, de Renata Pinheiro, tinham sido selecionados para competir no Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR) de 2012. 24 meses depois, o filme de Mendonça ainda é noticia e agora ganha um novo irmão do ponto de vista de participação neste que é um dos mais importantes festivais de cinema do mundo.
A nova obra pernambucana a ingressar na seleta lista dos 15 filmes a concorrer ao troféu Tigre da IFFR deste ano (entre 22 de janeiro e 2 de fevereiro) é “A História da Eternidade”, estreia de Camilo Cavalcante num longa-metragem.
Registrado com o título internacional literal de “The History of Eternety”, a sinopse publicada no site do festival diz que o filme é “encenado de forma convincente e repleto de grandes emoções”. Fala da “paixão, desejo e desespero de três mulheres de diferentes idades na paisagem escaldante do alto interior pernambucano, no nordeste do Brasil”
Elas são Querência e Aureliana, esta última ansiosa pela visita de sua neta, Alfonsina. O filme “esboça a relação intensa destas três mulheres que, ao redor da praça da cidade, eles compartilham seus problemas domésticos”. Segundo Rotedã, “Camilo Cavalcante flerta com o imaginário mágico-realista próprio da vida no extenso nordeste brasileiro. Este brilhante filme de estréia captura o ciclo da vida em fortes e intuitivos da vida”.
Ainda na seleção desta 43ª edição do IFFR, estão o baiano “Depois da Chuva”, de Cláudio Marques e Marília Hughes, o paulista “Riocorrente”, de Paulo Sacramento; e “Casa Grande”, do carioca Felipe Barbosa, este também em estreia mundial.
Já o 64º Festival de Berlim selecionou “Praia do Futuro”, quinto filme do cearense Karin Aïnouz, para a competição oficial. Desde “Tropa de Elite”, em 2007, um filme dirigido por brasileiro não participa do seleto tapete vermelho. A história gira em torno de Donato (Wagner Moura), um experiente salva-vidas na Praia do Futuro, em Fortaleza.
0 Comentários