Sutil avanço
Câmera clara 378
Por Luiz Joaquim | 20.01.2014 (segunda-feira)
É claro que é sempre arriscado fazer qualquer avaliação sobre um processo em andamento mas, para bom observador, parece acontecer uma inicial e muito sutil melhora nas piadísticas produções cariocas que a cada duas semanas tomam de assalto as salas de cinema no Brasil. O minúsculo avanço aparece numa maior fluidez (ainda que atropeladas) das histórias bobocas que vemos em filmes como “Se Puder… Dirija!”, “Crô”, “Até que A Sorte nos Separe 2” e “Muita Calma Nessa Hora 2”. Quem lê este Câmera Clara, sabe o quanto batemos sem piedade na mediocridade das globochanchadas, mas é importante também reconhecer que algum esforço está sendo realizado para elevar a qualidade, inclusive das piadas, geralmente toscas.
Cahiers
Na última quinta-feira, Kleber Mendonça Filho recebeu um grato telefonema. Era da respeitada revista francesa “Cahiers du Cinéma” procurando-o para uma entrevista sobre o filme “O Som ao Redor”. Exibido pela primeira vez há dois anos no festival de Roterdã, o filme foi lançando em dezembro no formato em home-video e ainda rende premiações. Em março, Kleber deverá ir ao Rio de Janeiro para mais uma celebração.
Abraccine
Semana passada, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) divulgou a sua seleção dos melhores de 2013. O melhor longa-metragem brasileiro foi “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho; e o estrangeiro foi Tabu”, de Miguel Gomes. Concorreram 398 longas metragens, brasileiros e estrangeiros, lançados em circuito comercial no Brasil de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2013. Entre os curtas venceu “Pouco Mais um Mês”, de André Novais.
Serra Talhada
Estão abertas inscrições para curso sobre “Cinema Pernambucano”, que acontecem em em fevereiro nos municípios de Serra Talhada, Salgueiro e Arcoverde. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos locais onde o curso será oferecido e também pelo blog do projeto: (www.cinemasertao.blogspot.com.br). Os candidatos serão selecionados através da carta de intenção. Serão 20h/aula para 50 vagas em cada cidade.
CineFoot
Antes do oba-oba da Copa do Mundo de futebol no Brasil, já havia uma festival de cinema dedicado ao tema que gira em torno da bola. É o CineFoot, que abriu inscrições (até 17 de fevereiro) para sua edição 2014 – a acontecer entre mai e junho no Rio de Janeiro e São Paulo. São aceitos trabalhos produzidos em qualquer suporte ou gênero e não há restrições quanto ao ano de realização da obra. As inscrições no site (www.cinefoot.org).
0 Comentários