X

0 Comentários

Festivais

86º Oscar (2014) – premiação

-12 Anos de Escravidão- é o melhor filme

Por Luiz Joaquim | 03.03.2014 (segunda-feira)

Nesta 86ª edição, em que a competição do Oscar teve a melhor seleção em anos, a cerimônia de premiação que deu o título de melhor filme para “12 Anos de Escravidão” também teve uma das mais agradáveis apresentações. O crédito é da apresentadora Ellen DeGeneres, de volta à função após sete anos distante.

DeGeneres souber usar inteligência no humor para brincar com a própria história dos indicados, conseguindo evitar a habitual baixaria nas piadas que envolvem sexo, normalmente presente quando os mestres de cerimônia ironizam com as estrelas no teatro.

Durante a cerimônia, a anfitriã fez uma vaquinha com os famosos para pedir uma pizza, e ainda tuitou talvez a foto mais compartilhada do dia, cercada por Meryl Streep, Jennifer Lawrence, Bradley Cooper, Brad Pitt e Kevin Space, entre outros.

Mas a festa que elegeu o filme do diretor Steve McQueen – premiado também pela atriz coadjuvante (Luptia Nyong) e pelo roteiro adaptado –, será lembrada mesmo pela consagração do fenômeno “Gravidade”. Não apenas pelos sete troféus que levou (montagem, fotografia, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais, trilha sonora), mas por dar o primeiro Oscar a um latinoamericano, no caso o de direção a Alfonso Cuarón.

O Brasil também não esquecerá esta edição, que não teve seu indicado oficial – “O Som ao Redor” – concorrendo, mas esteve presente na cerimônia ainda que pelo mais triste dos motivos. O cineasta Eduardo Coutinho, falecido no mês passado, figurou no tradicional clipe de memórias do evento.

Todas as principais apostas nas quatro categorias de atores foram contempladas, começando pelo primeiro anúncio da noite – o de ator coadjuvante – cujo prêmio foi para Jared Leto (“Clube de Compras Dallas”). Ele levou o prêmio junto a Matthew McConaughey (protagonista do mesmo filme).

Enquanto Leto fez o discurso mais comprometido da noite, lembrando da difícil situação política na Ucrânia e Venezuela, McConaughey agradeceu a Deus e à família, revelando que seu herói será sempre ele mesmo, daqui a dez anos, numa alusão ao plano de sempre tentar ser cada vez melhor. Como melhor atriz, Cate Blanchett (“Blue Jasmine”) triunfou pela segunda vez após a vitória em 2005 como coadjuvante por “O Aviador”.

Duplamente premiados saíram a animação “Frozen: Uma Aventura Congelante”, com troféu por melhor animação e canção original; e “O Grande Gatsby”, pela direção de arte e figurino. Spike Jozen levou seu primeiro Oscar pelo roteiro original de “Ela”, e entre os filmes estrangeiros venceu o favorito “A Grande Beleza”, do italiano Paolo Sorrentino.

86ª Oscar (2014) – Premiados

12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
Filme, roteiro adaptado, atriz coadjuvante.

GRAVIDADE
Direção, montagem, fotografia, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais, trilha sonora.

CLUBE DE COMPRAS DALLAS
Ator, Ator coadjuvante

FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE
Animação, Canção original.

O GRANDE GATSBY
Figurino, Direção de arte.

BLUE JASMINE
Atriz

ELA
Roteiro original

A UM PASSO DO ESTRELATO
Documentário – Longa-metragem

THE LADY IN NUMBER 6
Documentário – Curta-metragem

MR. HUBLOT
Animação – curta-metragem

HELIUM
Melhor curta-metragem

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade