X

0 Comentários

Festivais

18º Cine-PE (2014) – dia 1

Um novo começo

Por Luiz Joaquim | 26.04.2014 (sábado)

Inicia hoje (26/04) uma semana determinante para entendermos como será o futuro do Cine-PE: Festival do Audiovisual. Reformulado em sua composição competitiva, a 18ª edição do mega-evento que ocupará diariamente o Teatro Guararapes até quinta-feira agora vem com a programação balizada pelo trabalho intelectual do crítico de cinema Rodrigo Fonseca.

Neste redesenho feito pelo curador, o Cine-PE inclui agora produções estrangeiras e secciona sua competição em quatro categorias interdependentes: a competitiva internacional de longas-metragens de ficção, de documentários, curtas nacionais, e curtas pernambucanos.

Nesta configuração um beneficiado foi a mostra de curtas locais. Antes relegada à outras salas de cinemas distantes do palco principal do Cine-PE, ou a horários ingratos no Centro de Convenções, agora é ela, a Mostra PE que abre o festival e em hoário nobre, às 19h, no Teatro Guararapes.

Como nas edições anteriores, outros títulos locais participam da competição nacional. Um deles é “No Tiro do Bacamarte… Explode a Cultura Pernambucana”, de Xisto Ramos, que exibe hoje mostrando a história e filosofia dos bacamarteiros por meio de depoimentos do Sr. José Euclides Paiva e seu grupo “Batalhão”. O outro filme, “Tubarão”, de Leo Tabosa, (exibe segunda-feira), acompanha as dificuldades de um estrangeiro tentando se adaptar a uma nova realidade.

PREMIAÇÃO – Já na noite de terça-feira, o Cine-PE vai divulgar os trabalhos vencedores na competitiva entre longas documentais, curtas nacionais e pernambucanos. A premiação dos longas-metragens de ficção será divulgada na noite de sexta-feira, no Teatro Santa Isabel.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade