18º Cine-PE (2014) – dia 5
Família e crianças em pauta
Por Luiz Joaquim | 30.04.2014 (quarta-feira)
Hoje o idioma estrangeiro na mostra competitiva de longas-metragens de ficão do 18º Cine-PE: Festival do Audiovisual será o italiano. “Anni Felici” (2013), do diretor Daniele Luchetti, conhecido no Brasil pelo simpático “Meu Irmão é Filho Único” (2007).
Sabe-se que o cinema de Luchetti é sagaz por conseguir reunir com humor num mesmo enredo boas doses de implicações familiares, como a relação entre pais e filho e a vida de casado. No caso de “Anni Felici” estão também na pauta o homossexualismo e o feminismo.
No caso, acompanhamos um artista narcisista (Kim Rossi Stuart) nos anos 1970 que precisa repensar a vida após perceber o fracasso de seu trabalho e entender que sua companheira (Micaela Ramazzotti) não é tão fiel quanto era antes.
Da Itália, o Cine-PE nos leva a Minas Gerais pelas mãos do diretor Guilherme Fiuza Zenho. O longa “O Menino no Espelho” pretende nos levar para para a atmosfera mineira dos anos 1930. Baseado no livro homônimo de Fernando Sabino, lançado em 1982, a história nos apresenta Fernando (Lino Facioli) é um menino de 10 anos desejoso de aventuras na vida.
Dentro do espírito do fabuloso, o filme nos mostra o desejo de Fernando – em ter um duplo, o Odnanref, que se ocupasse das obrigações chatas – se realizando. O elenco conta com Regiane Alves, Ricardo Blat, Laura Neiva, Gisele Fróes e Mateus Solano. Este último poderá estar presente na sessão de hoje à noite.
LOCAÇÃO – Apesar de a história de “O Menino no Espelho” acontecer na cidade de Belo Horizonte nos anos 1930, uma parte das filmagens foi realizada na cidade mineira de Cataguases. Isto porque Belo Horizonte está bastante descaracterizada em relação ao período do filme, enquanto que Cataguases mantém características arquitetônicas modernistas
0 Comentários