18º Cine-PE (2014) – premiação curtas
Furtado roubou a cena
Por Luiz Joaquim | 30.04.2014 (quarta-feira)
O 18o. Cine-PE: Festival do Audiovisual abriu a noite de ontem (29/04) no Teatro Guararapes anunciando os vencedores na categoria de longa-metragem em documentário, curta-metragem nacional e a Mostra PE.
A produção do gaúcho Jorge Furtado, “O Mercado de Notícias”, saiu eleita como o melhor longa documental e levou também o prêmio do público. O realizador precisou voltar ao Rio Grande de Sul antes da cerimônia de ontem à noite, e deixou uma carta de agradecimento com a jornalista Maria do Rosário Caetano.
Nela, Furtado dedicava a premiação a Raimundo Pereira, Geneton Moraes Neto, seu colega na tevê Globo Guel Arraes, e Miguel Arraes, “por ter mantido-se de pé em nome da liberdade num momento tão importante do Brasil”.
O português Joaquim Pinto, pelo belo longa “E Agora? Lembra-me”, foi eleito como melhor diretor. Já pernambucano “Corbiniano”, de Cezar Maia, foi lembrado com uma menção honrosa por ter tornado mais abrangente a obra do artista plástico pernambucano.
Na competição nacional de curtas-metragens, o grande vencedor foi o pernambucano “Tubarão”, de Leo Tabosa, vencedor de quatro títulos, incluindo melhor filme, direção, fotografia e prêmio da crítica.
Os filmes “O Filho Pródigo” e “No Movimento da Fé” saíram com três prêmios cada um. O primeiro levou o troféu Calunga de roteiro para o também diretor Felipe Arojo Poroger, melhor atriz e ator. Já a fé mostrada no curta que veio do Pará saiu contemplado pela trilha sonora, montagem e júri popular.
Este último prêmio foi divido com “Ecce Homo”, de Clodoaldo Lino, sobre o maltrato contra animais. Já o experimental “Linguagem”, do veterano Luiz Rosemberg Filho, ganhou o prêmio Canal Brasil e ainda o prêmio especial da Link Digital. O documentário de Ana Johann, “Notícias da Rainha”, foi lembrado pela direção de arte e edição de som.
Na Mostra Pernambuco, a competição ficou dividida entre os curtas “Au Revoir”, de Milena Times, “Severo”, e Rabutaia”. O primeiro foi eleito o melhor filme e com a melhor direção. Enquanto “Severo” foi eleito o melhor filme pelo público, e “Rabutaia” saiu com o prêmio especial da Link Digital.
Apos um intervalo, o Cine-PE prosseguiu com uma homenagem para a atriz Laura Cardoso. A celebração aconteceria na sexta-feira, dia da premiação final do evento, mas foi antecipada para a noite de ontem em função da agenda da atriz.
0 Comentários