X

0 Comentários

Críticas

Confia em Mim

Uma boa surpresa

Por Luiz Joaquim | 10.04.2014 (quinta-feira)

É uma muito boa estreia coletiva no cinema, esta que se apresenta no filme “Confia em Mim” (Bra., 2014). Coletiva porque tanto seu diretor, o publicitário Michel Tikhormiroff (filho de João Daniel, diretor de “Besouro”, 2009), quanto o roteirista Fábio Danesi e os atores televisivos Mateus Solano e Fernanda Machado estão se arriscando pela primeira vez como protagonistas no formato de um longa-metragem. E eles saem vencedores aqui.

A produção de “Confia em Mim” já era comentada no meio cinematográfico. Sabia-se, por exemplo, que o filme estava pronto para ser lançado há algum tempo, mas a gigantesca popularidade que Solano conquistou com seu Félix na telenovela “Amor à Vida” fez com que as distribuidoras Downtown Filmes e Paris Filmes repensassem a data de lançamento do filme.

A estratégia deve dar certo, não apenas porque os fãs de Félix devem estar com saudades de ver o vilão mas também por méritos do próprio filme que, gerando o boca a boca correto, tem potencial para virar um sucesso de público curioso, longe do apelo de humor fácil que vemos nas habituais globochanchadas.

Solano já foi visto nos cinemas com participações em “Linha de Passe” e “A Novela das Oito”, enquanto Fernando esteve em “Tropa de Elite”, mas nada se compara a responsabilidade que tiveram em “Confia em Mim”. No thriller de Tikhormiroff, o interesse pelo filme está intrinsecamente vinculado a um correto trabalho dos dois; ou seja, o casal precisa segurar a o espectador pela confiança, como diz o próprio título. E para isso, capricham na performance.

Os maiores elogios aqui devem ser mesmo direcionados a eles, mas também ao roteiro redondo de Danesi (que também roteiriza a telessérie “O Negócio”, para o canal HBO). Aqui temos uma história densa, e bem amarrada, sobre Mari (Machado) uma talentosa chef de cozinha que, enquanto vive dias tensos com o dono do local onde trabalha, sonha em ter seu próprio restaurante.

Certa noite ela conhece o sedutor Caio (Solano). Sujeito misterioso e que a conquista, a estimula e a ajuda a seguir adiante no empreendimento da compra de seu restaurante. Tudo vai bem até que, antes mesmo de chegarmos a metade da duração do filme, uma reviravolta acontece – falar mais seria estragar a surpresa.

Interessante é, inclusive, a forma como a reviravolta na vida de Mari é apresentada ao espectador. Tikhormiroff nós dá a informação de supetão, com a mesmo força de impacto que vemos no rosto assustado de Mari ao descobrir que as coisas não são tão cor-de-rosa como ela imaginava.

Indo além das opções óbvias que uma premissa assim sugere, Tikhormiroff e a teia narrativa de Danesi não deixam cair a bola em nenhum momento dos enxutos 85 minutos de duração do filme; a impressão que fica é a de que nada é gratuito na construção da crescente tensão entre Mari e Caio.

Há apenas uma sequência um pouco frágil em “Confia em Mim”. É aquela em que Mari vai a uma delegacia e vira alvo de piada. A situação tem uma malvadeza sofisticada demais, e por isso nos distrai. Mas, ainda assim, tem o seu sentido quando apresenta o policial Vicente (Bruno Giordano), discretamente fundamental dali por diante. “Confia em Mim” é um belo roteiro, cuidadosamente dirigido e belamente sustentado pelo elenco.

NO RECIFE – O ator Mateus Solano virá ao 18º Cine-PE (26 de abril a 2 de maio) como convidado pela sua participação no filme em competição “O Menino do Espelho”.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade