X

0 Comentários

Reportagens

Pernambuco vai a Cannes (2014)

Sem Coração é selecionado para Quinzaine des Rèalisateus

Por Luiz Joaquim | 23.04.2014 (quarta-feira)

Na manhã de ontem (22/04), a coordenação da Quinzaine des Rèalisateus (“Quinzena dos Realizadores”), mostra paralela do Festival de Cannes, anunciou a seleção de longas e curtas-metragens para a sua 46ª edição, que acontece paralelamente à mostra oficial, de 15 a 25 de maio. Entre os títulos está incluído “Sem Coração” novo curta-metragem dos pernambucanos Tião e Nara Normande, configurando-se como o único trabalho brasileiro a contar na edição 2014 do mais influente festival de cinema do mundo.

Por telefone, do Rio de Janeiro, Tião – que esteve na mesma mostra em 2008 com seu primeiro curta-metragem, “Muro” – revelou que foi informado da seleção desde 4 de abril. “Tínhamos de manter segredo, mas saber com antecedência foi muito bom porque tivemos mais tempo para trabalhar na finalização do filme”, disse.

Tião conta que a versão inscrita no festival foi uma “em progressão de trabalho”, mas já muito próxima da que queria para o resultado final, com 25 minutos de duração. “Fomos muito felizes nas conquistas desse filme. Tem muita gente boa nele. Estamos no Rio trabalhando na sua correção de cor e conseguimos contar com [o diretor de fotografia] Ivo Lopes, que também foi o fotógrafo do curta e tem uma agenda muito complicada, sempre filmando longas”. Depois dessa correção, a dupla deve fazer o escaneamento do filme em digital, e disponibilizá-lo no formato digital 2K.

Com a maior parte das filmagens realizadas em março de 2013, Tião e Nara precisaram retomar as gravações em janeiro último para concluir algumas imagens subaquáticas. “Achávamos que conseguiríamos fazer tudo num dia, mas foram vários imprevistos, além da decupagem e ensaios que nos fizeram perceber que precisaríamos de quatro dias para concluí-las”, relembrou.

As gravações tiveram São Miguel dos Milagres e Porto das Pedras, no litoral norte de Alagoas, como principal locação, além de alguns planos realizados em Maceió e Recife. Sobre o enredo, Tião adianta que pelo filme conheceremos Leo, um típico menino de classe média, criado numa cidade grande e morando em apartamento, que vai passar alguns dias na casa de um primo, numa vila de pescadores. Lá, Leo passa a interagir com um ambiente que lhe soa quase selvagem, e conhece uma menina cujo apelido é Sem-coração.

“Sem Coração”, o curta, é o segundo filme tanto de Tião quanto de Nara – cuja estreia aconteceu em 2011, com a animação “Dia Estrelado”. Sobre o fato de voltar a Cannes seis anos depois, Tião ressalta que a curadoria sempre esteve atenta para o que estaria por vir dele. “Percebíamos isso sempre que falávamos com eles. É um trabalho sério de pesquisa que eles fazem com os diretores que já passaram por lá”, finaliza.

LONGA-METRAGEM – Tião trabalha também na finalização de “Animal Político”, seu primeiro longa-metragem. “Falta muito pouco. Tanto o Animal Político, quanto Sem Coração e Muro são obras que já eram pensadas desde 2007. É mesmo um pouco difícil para as pessoas entenderem como se dá o processo de criação, e que ele vai se construindo de maneira simultânea, daí a demora para concluí-lo”.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade