Os Pássaros
O apocalipse, por Hitchcock
Por Luiz Joaquim | 15.05.2014 (quinta-feira)
Quantos filmes podem se glorificar por ficarem melhor a cada vez que são revistos? Entre os muitos poucos que constam nesta lista está “Os Pássaros” (The Birds, EUA, 1963), uma das diversas obra-prima de Alfredo Hitchcock que hoje está entrando em cartaz no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. A versão é restaurada, e exibe no formato digital DCP.
A história é simples. Apresenta os habitantes da litorânea Bodega Bay, em San Francisco (EUA), que repentinamente começam a ser atacados por pássaros. A personalização da mocinha ficou aqui com Tippi Hendren, que inclusive ganhou o Globo de Ouro como “atriz mais promissora”.
Mas a história que era simples ganha contornos de horror na mão do mestre do suspense. Não há explicações explícitas pelo ataque dos bichos, e nem precisa, pois Hitchcock sabe controlar o terror na platéia com uma intrigante coerência.
Apaixonada por um residente de Bodega Bay, a apavorada personagem de Hedren testemunha o ataque de corvos, gaivotas, pardais a toda a população do local. E o desespero só cresce com a opressão imposta pelos efeitos especiais feito com pássaros de verdade domados para a filmagem; além, claro, da trilha sonora de Bernard Herrmann a partir do ruído das próprias aves.
Por ocasião do lançamento, há 51 anos, o crítico Antônio Muniz Vianna, apontava que “Os Pássaros se desvincula de toda a filmografia de Hitchcock sem deixar, por isso, de refletir o estilo do cineasta […] na qualidade de seu suspense…”
Para a tristeza dos puristas, os estúdios da Universal anunciaram que faria uma refilmagem de “Os Pássaros”. No projeto Naomi Watts seria a protagonista. Sua participação ainda não foi confirmada O roteiro é tratado por Jonathan Herman. Já Michael Bay (de “Transformers”), Andrew Form e Brad Fuller assinam a produção que deverá lançar o filme em 3D.
0 Comentários