X

0 Comentários

Festivais

5ª Festival de Filmes Venezuelano (2014)

Sessões acontecem no cine São Luiz

Por Luiz Joaquim | 31.07.2014 (quinta-feira)

Chegou a hora de acessar a particular cinematografia venezuelana. Pelo quinto ano, o Consulado da Venezuela no Brasil faz o bem-vindo esforço de disponibilizar por aqui um recorte da mais recente produção de filmes daquele país. No Recife, o cine São Luiz é a casa de projeção deste 5ª Festival de Filmes Venezuelano em Pernambuco. A mostra segue de hoje a sábado, sempre com uma sessão gratuita às 19h30.

Os quatro filmes programados formam um painel de realizações lançadas em Caracas entre 2011 e 2013. Para abrir o evento logo mais (aberturá é às 19h), o histórico “Bolivar: El Hombre de Las Dificuldades”, de Luis Alberto Lamata, nos leva ao início do século 19 acompanhando o mártir Simón Bolivar pelos bastidores de suas ações no Haiti e na Jamaica, onde esteve exilado.

Amanhã “Brechas en El Silêncio”, de Luis y Andrés Rodríguez, volta ao tempo contemporâneo e nos apresenta Ana, uma adolescente que trabalho o dia inteiro numa tecelagem para ajudar a família pobre. Aos poucos, o enredo nos permite perceber que a jovem possui uma deficiência auditiva, o que a deixa ainda mais isolada no mundo e lhe dificulta sair dos abusos que sofre pela mãe e pelo padrastro.

Na sexta-feira, também dirigido por Lamata, seu filme “Azú” joga o foco novamente sobre a história – o século 18 – da Venezuela. Segue os passos de um grupo de escravos que fogem de uma fazenda de cana de açucar em busca de um quilombo. A trama ganha outro contorno dramático quando um fazendeiro fica obcecado pela escrava que dá título ao filme.

O sábado fecha a mostra com o bem-sucedido “Dudamel: El Sonido de Los Niños”, de Alberto Arvelo. Elogiado pela crítica, o filme foi filmado em sete países diferente – entre eles Escócia, Bolívia, Alemanha e Coreia do Sul – para contar a fenômeno cultural que se tornou o Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis Venezuelanos, a partir das ações dos maestros Gustavo Dudamel e José Antônio Abreu.

Todos os filmes serão projetados em formato analógico (35mm), com legendas eletrônicas e som Dolby digital. As articulações para promover o Festival no Recife passam pela Representação Consular do país na cidade e contam com o apoio do Centro Nacional Autônomo de Cinematografia da Venezuela (CNAC), e da Fundação de Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

SERVIÇO – O 5ª Festival de Filmes Venezuelano em Pernambuco acontece de hoje (abertura 19h) a sábado (sessões às 19h30) no Cine São Luiz, Rua da Aurora, 175, Boa Vista. Outras informações pelo fone 81 3184-3157

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade