7o. Triunfo (2014) – abertura
Com o foco sobre o Pajeú
Por Luiz Joaquim | 01.08.2014 (sexta-feira)
Consolida-se um pouco mais o Festival de Cinema de Triunfo com o início de sua 7ª edição a partir de hoje acontecendo no município do Sertão do Pajeú (a 402 quilômetros do Recife). Seguindo até sábado (9), o festival tomará mais uma vez o Cine Theatro Guarany, com mais de 50 filmes divididos por nove mostras competitivas e especiais.
Para este ano, a produção da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) desenvolveu uma programação que inclui filmes estrangeiros e homenagens. A primeira acontece hoje, às 20h, à atriz Magdale Alves (de “Amarelo Manga”). No encerramento, ao artista Nelson Triunfo e ao cineasta Fernando Spencer (1927-2014).
O presidente da Fundarpe, Severino Pessoa, ressalta que “o legado inquestionável de Spencer será lembrado anualmente, a cada edição do festival”. O evento também promoverá debates com realizadores e outras ações de formação. Entre elas, oficinas gratuitas de animação e documentário que acontecem na Fábrica de Criação Popular do Sesc, no município.
Amanhã, às 14h, as animações “Dr. Doolittle e seus animais” (1923) e “As aventuras do Príncipe Achmed” (1926), abrem a mostra “Lotte Reiniger: pioneira da animação” para estimular a imaginação tanto crianças quanto de adultos.
O título que abre a competição logo mais é “Amor, Plástico, Barulho”, de Renata Pinheiro. A pernambucana compete contra “Cidade de Deus: 10 anos Depois”, de Cavi Borges; “Os Pobres Diabos”, de Rosemberg Cariry; “A Gente”, de Aly Muritiba; e “Tatuagem”, de Hilton Lacerda. O troféu do Festival chama-se “Caretas”, em homenagem às figuras centenárias que saem no carnaval pelo Sertão do Pajeú.
Na manhã seguinte, entre 11h e 12h30, o festival oferce um bate-papo com os cineastas e representantes dos filmes exibidos no dia anterior, além dos homenageados e convidados do festival. Mano Casado intermedia a conversa que conta com a participação do crítico de cinema André Dib.
*Com informações da assessoria.
Os números de Triunfo em 2014
50
mil reais é o valor total da premiação da mostra competitiva
190
projetos foram inscritos de 19 estados
42
filmes foram selecionados
11
estados (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo) tem trabalhos competindo
5
filmes compõem a competição de longas-metragens
15
filmes compõem a competição de curtas-metragens
6
filmes compõem a competição de curta-metragem infanto-juvenil
7
filmes compõem a competição de curta-metragem sertanejo
9
filmes compõem a competição de curta-metragem pernambucano.
0 Comentários