X

0 Comentários

Críticas

Plano B

face obscura de Brasília

Por Luiz Joaquim | 09.09.2014 (terça-feira)

A estreia num longa-metragem do jornalista pernambucano radicado há 16 anos em Brasília, Getsemane Silva, é o documentário “Plano B” (2013). Seu debut ganha exibição especial – e com entrada franca – às 18h30 de hoje no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. A sessão é parte integrante do projeto Rede de Cinemas, coordenado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP); projeto que intregra salas de cinema do Recife, Porto Alegre, São Paulo e Salvador numa projeção simultânea uma vez por mês.

Lançado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2013, “Plano B” revisita a história do cinema nacional. Get, como é mais conhecido, resgata o curta-metragem “Brasília: Contradições de Uma Cidade Nova”, realizado em 1967 pelo cinemanovista Joaquim Pedro de Andrade, roteirizado pelo pesquisador Jean-Claude Bernardet e produzido pelo ator Joel Barcellos. Produzido a pedido da empresa italiana Olivetti, o curta foi retirado de circulação imediatamente após sua exibição neste mesmo Festival de Brasília, há 46 anos.

Isto porque aquilo que começava como um trabalho institucional para ressaltar os valores do projeto do plano piloto da cidade, ganhou pelas mãos de Joaquim Pedro outro rumo, tornando-se o primeiro filme denúncia de que o planejamento da cidade esqueceu-se dos pobres imigrantes que a construíram; transferindo-os posteriormente para áreas subumanas, desérticas e distantes de Brasília, a quatro horas de automóvel.

Apresentando-se inicialmente de forma explícita pela inquietação que moveu o realizador em produzir este trabalho, “Plano B” começa frágil. Mas Get o administra de maneira inteligente. Dá-lhe consistência quando investiga uma descendente de um dos personagens que Joaquim Pedro entrevistara há mais de quatro décadas. Nos faz assim refletir como seria a realidade atual se as contradições apontadas pelo diretor cinemanovista tivessem alcançado o mundo ainda na sua época.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade