X

0 Comentários

Festivais

38ª Mostra SP (2014) – abertura

Mostra de SP inicia sua maratona

Por Luiz Joaquim | 15.10.2014 (quarta-feira)

Como em todos os anos, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que inicia hoje sua 38ª edição, promove um desfile do melhor do cinema mundial pautando 35 espaços cinematográficos paulistanos até seu encerramento no próximo dia 28.

Entre uma lista inantigível que incluí mais de 300 filmes sendo exibidos neste período, a Mostra anualmente mobiliza o País numa corrida para ver em primeira mão, entre outras atrações, os títulos que foram destaques nos principais festivais de cinema do mundo.

Neste 2014, entre os mais disputados da programação figuram “Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência”, de Roy Andersson (Leão de Ouro em Veneza); “As Noites Brancas do Carteiro”, de Andrei Konchalovskiy (Leão de Prata em Veneza”; “Winter Sleep”, de Nuri Bilge Ceylan (Palma de Ouro em Cannes); “Foxcatcher: Uma História Que Chocou” (melhor direção em Cannes”; “O Mundo”, de Bennet Miller e “Do Que Vem Antes”, de Lav Diaz (Leopardo de Ouro em Locarno); “Dois Dias e Uma Noite”, de Jean e Luc Dardenne; “The Captive”, de Atom Egoyan e “O Homem Elas Amavam Demais”, de André Téchiné.

De pernambuco, destaque para a segunda exibição pública (a primeira aconteceu no Festival do Rio) de “Permanência”, primeiro longa-metragem de Leonardo Lacca, e “Prometo Um dia Deixar esta Cidade”, de Daniel Aragão. Junto a eles, o evento apresenta nada menos que outros 48 longas brasileiros e dois programas de curtas-metragens.

Lançamentos à parte, a Mostra de SP é sempre um excelente espaço para reflexão seja pela sua anual retrospectiva sobre uma cineasta específico – este ano olham para Pedro Almodóvar programando oito de seus longas-metragens. Outro espanhol em foco é Víctor Erice, além da exposição “O México fotografado por Luís Buñel”. Grande destaque ganhou também o francês Marin Karmitz, diretor, produtor, distribuidor e exibidor da empresa MK2, com 30 de seus títulos em exibição.

ESPECIAIS – Ainda na Mostra de SP, sessão de classicos restaurados, lançamento de filme e livro sobre o cineasta chinês Jia Zhangke, e o encontro “Os filmes da Minha Vida”, com especialistas falando sobre sua cinefilia. Acompanhe a cobertura pelo CinemaEscrito a partir da edição deste sábado

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade