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Festivais

38o Mostra SP (2014) – dia 3 e 4

Cannes dá as cartas na 38o Mostra de SP

Por Luiz Joaquim | 20.10.2014 (segunda-feira)

SAO PAULO (SP) – Com o espectador ainda na ansiedade de conferir os filmes “medalhões” de destaque em grandes festivais, as sessões mais disputadas neste primeiro final de semana da 38a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo foram para os títulos “Dois Dias, Uma Noite”, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne; e o russo “Leviatã”, de Andrey Zvyagintsev. Ambos competiram em Cannes, com o último sendo premiado pelo roteiro.

No primeiro filme, os Irmãos Dardenne repetem sua estratégia temática e estética primorosamente bem conduzida em acompanhar com uma câmera-testemunha uma personagem infortunada por circunstâncias sócias.

No caso temos Sandra (a ótima Marion Cotillard, esquelética e desprovida de beleza) como uma depressiva em tratamento que precisa convencer oito colegas da fábrica onde trabalha a abdicarem de um bônus salarial individual de mil euros para que ela permaneça no emprego.

Sem estardalhaço, os Dardenne dão aqui a medida correta dessa luta injusta de uma doente necessitada contra colegas também necessitados, cada um a seu modo. Todos, ao final, são vitimas de uma recessão financeira que pode corromper, ficando apenas a ética e a moral individual (inclusive a do espectador) como juiz de tantos impasses.

“Leviatã” também desenha um retrato de uma sociedade, só que escancarando sua podridão nas figuras do poder público (prefeitura, polícia) de uma pequena cidade russa.

Não haveria melhor titulo para o filme considerando-se que a mitológica figura de Leviatã, um monstro marinho gigante – ou o demônio da inveja, pelo catolicismo – serve de metáfora para a luta legítima e desigual que Kolya (Aleksey Serebryakov) trava contra o prefeito corrupto e violento do vilarejo próximo ao mar.

Kolia luta para permanecer no terreno que é de sua família há gerações, enquanto o prefeito usa sua influência política para transformar a vida de Kolia num inferno. Destaque para como Zvyagintsev, também autor do roteiro, vai colocando o espectador aos poucos dentro das diversas camadas de circunstâncias da trama. Atenção também para o humor ácido do filme, sobre a política de seu pais e os costumes etílicos dos personagens. Ambos os filmes têm distribuição garantida no Brasil.

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