Programa -Entrenós- estreia no -Curta!
Projeto foi produzido pela pernambucana -Plano 9-
Por Luiz Joaquim | 14.10.2014 (terça-feira)
Há cerca de 18 meses, o cineasta Pablo Polo, Manuella Costa da produtora Plano 9, o fotografo Roberto Iuri, o jornalista André Dib e mais recentemente o montador Paulo Sano estavam envolvidos com o projeto para a tevê “Entrenós”. Hoje o projeto estreia às 23h30 no canal a cabo “Curta!”.
Aprovado pela Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura) de 2012, o projeto nasceu da inquietação de Pablo em investigar o processo criativo em diversas áreas da linguagem artística. “O programa dá uma volta no Brasil a partir do Recife e passa por Manaus, São Paulo, Porto Alegre e Brasília, retornando ao Recife no último e sexto programa desta primeira temporada”, adianta o realizador.
“Dib e Manuella fizeram um trabalho importante aqui, uma vez que precisamos de parâmetros para definir que artistas e obras focaríamos em cada uma dessas regiões”, lembra. No episódio que hoje abre o “Entre Nós”, a conversa é em Pernambuco com o músico Zé Manuel, quando o pianista e compositor de Petrolina fala de seu trabalho, que em breve ganhará mais destaque pelo lançamento de seu segundo álbum.
“Para o segundo episódio trabalhamos com a bailarina e coreógrafa Morena Nascimento, de São Paulo. Depois focamos na produção do ilustrador gaúcho Fábio Zimbres. Já em Brasília o destaque é a obra de fotógrafo Diego Bressane. E em Manaus entrevistamos o cineasta Sérgio Andrade [de “A Floresta de Jonathas”]”, resume.
Pablo conta que para o último episódio, de volta a Pernambuco, o desafio foi maior porque ele não concentra-se em um indíviduo criativo, mas num grupo. “Fechamos com o grupo teatral Magiluth. A dificuldade foi exatamente porque queríamos ver como se comportariam as ideias de um coletivo dentro da linguagem que a gente estava implantando para o programa”, diz.
A projeto “Entrenós”, que tenta revelar todos os ingredientes que aparecem no caminho entre a ideia e a obra de seus personages, foi desenvolvida com uma criação colaborativa entre toda a equipe. Pablo lembra: “trocamos muitas ideias entre nós para termos liberdade na composição de cada episódio. Eu dizia como gostaria de olhar para o personagem e isso transparecia no modo como ele era fotografado, por exemplo”.
O cineasta adianta que existe um acordo de licenciamento com o canal “Curta!” e num futuro o programa talvez venha a ser exibido em canal aberto.
SINTONIA – É possível sintonizar o “Curta!” pelas seguintes redes a cabo: na NET, 56; na GVT, 83; na Claro TV, 69; na OiTV, 76; na VivoTV, 654. É possível ver a chamada do programa pelo “Curta!” no YouTube: ( https://www.youtube.com/watch?v=ccz3Jt0WSLQ ).
0 Comentários