X

0 Comentários

Festivais

72º Globo de Ouro (2015) – indicados

Premiação acontecerá 11 de janeiro de 2015

Por Luiz Joaquim | 12.12.2014 (sexta-feira)

O primeiro frisson para a maior festa de Hollywood – a premiação do Oscar (em fevereiro) – acontece na verdade pelo Globo de Ouro que é uma premiação (em 11 de janeiro) organizada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Nas indicações para a 72ª edição do Globo de Ouro, anunciadas na manhã de ontem em Los Angeles, o grande destaque na categoria “comédia/musical” ficou com “Birdman: A Inesperada Virtude da Ignorância” com sete indicações (incluindo melhor filme). Já no seguimento “drama”, “Boyhood: Da Infância a Juventude” empatou com “O Jogo da Imitação” ambos com cinco indicações (incluindo melhor filme).

Na obra produzida e atuada por Michael Keaton (o “Batman”, de Tim Burton em 1989 e 1992) e dirigida por Alejandro González Iñárritu – “Birdman” (estreia no Brasil 29/01) – conta a história de um ator decadente, lembrado por ter sido sucesso no cinema como um super-herói e que busca resgatar a carreira atuando na Broadway. Além de melhor filme e direção, concorre por ator (Keaton), coadjuvantes (Emma Stone e Edward Norton), roteiro e trilha sonora.

As obras que disputam o título de melhor filme “comédia/musical” com “Birdman” são “Grande Hotel Budapeste” (quatro indicações: filme, direção, roteiro, ator); “Caminhos da Floresta”, estreia 25/01 (três indicações: filme, atriz Emilie Blunt, coadjuvante, Meryl Streep); “Um Santo Vizinho”, estreia 05/02 (duas indicações: filme, ator Bill Murray); e “Pride” (sem data), apenas com a indicação de melhor filme. É curiosa aqui a ausência do musical “Jersey Boys”, de Clint Eastwood, sem nenhuma indicação em sua categoria.

Já o drama favorito “Boyhood”, de Richard Linklater, sobre a passagem real da vida de um garoto entre os 5 e 17 anos de idade, briga pelo troféu de filme, direção, roteiro, ator Ethan Hawke e atriz Patricia Arquette. As cinco indicações de “O Jogo da Imitação” (29/01) são de melhor filme, ator (Benedict Cumberbatch) atriz coadjuvante (Keira Knightley), roteiro e trilha sonora.

Eleitos para disputa de melhor drama também estão “A Teoria de Tudo” (sem data), com indicações também de ator Eddie Redmayne, atriz Felicity Jones e trilha sonora; “Selma” (25/01), indicando ainda para direção Ava Duvernay, ator David Oyelowo, e canção. Por fim há o impactante “Foxcacther” (com estreia 29/01 e já resenhado pela Folha de Pernambuco em outubro). “Foxcatcher” está na briga por filme, ator Steve Carrell e coadjuvante Mark Ruffalo.

Correndo por fora entre os medalhões surge a menção, como esperada, de melhor ator dramático para Jake Gyllenhaal em “O Abutre” (18/12) com esta única indicação. Na categoria comédia/musical Christopher Waltz aparece na disputa de ator pela animação de Tim Burton “Grande Olhos” (05/02), lembrado ainda pela canção e pela atriz Amy Adams.

Adams disputa contra Helen Mirren (“A 100 Passos de Um Sonho”); Juliane Moore (“Mapa para As Estrelas”, de David Cronenberg) e a menina Quvenzhané Wallis (“Annie”, 12/02), que concorreu ao Oscar ano passado por “Indomável Sonhadora”.

Apesar do destaque das quatro indicações, o drama “Garota Exemplar” (direção, roteiro, atriz Rosamund Pike, e trilha sonora), o thriller de David Fincher não foi lembrado como melhor filme. Pike e Jones (“Teoria de Tudo”) estão no páreo de atriz dramática contra Julianne Moore (“Para Sempre Alice”, 26/01); Jennifer Aniston (“Cake”, sem data), e Reese Witherspoon (“Livre”, 15/01, resenhado pela Folha em outubro).

Entre os filmes de lingua não-inglesa estão “Força Maior” (Suécia); “Gett: The Trial of Viviane Amsalem” (França); “Ida” (Polônia); “Leviatã” (Rússia) também comentado já pela Folha; e “Tangerines” (Estônia). Já as animações na disputa são “Operação Big Hero”
“Festa no céu”; “Os Boxtrolls”; “Uma aventura Lego”; e “Como treinar seu dragão 2”.

NA TEVÊ
O grande destaque nas indicações para a tevê foram “Fargo” (cinco indicações) e “True Detective” (quatro indicações), que aparecem a frente na disputa aos trofeus para a deste 72º Globo de Ouro. Eles concorrem como melhor minissérie ou filme para a TV. Ambos conquistaram duas indicações para os protagonistas de melhor ator em minissérie: Martin Freeman e Billy Bob Thorton (por “Fargo”), e Matthew McConaughey e Woody Harrelson (por “True Detective”).

Chamou a atenção a forte presença da Netflix na concorrência com três indicações para “Orange is The New Black” e outras três para “House of Cards”. Para 2015, as indicações deram bastante espaço para obras estreantes em 2014. Além de “Fargo” e True Detective”, aparecem “The Affair”, “Jane the Virgin”, “Transparent”, “The Missing” e “How To Get Away With Murder”. A renovação deixou de fora aguns trabalhos habitues na premiação como “Mad Men”, “The Big Bang Theory”, “Modern Family”.

NO RECIFE – Dois títulos que figuram nas indicações do 72º Globo de Ouro podem ser vistos na mostra Expectativa/Retrospectiva do Cinema da Fundação: “Boyhood”, hoje (12/12) às 15h40, e “O Abutre”, amanhã (13/12) às 21h.

PREMIAÇÃO – Os vencedores do 72º Globo de Ouro serão conhecidos num jantar do dia 11 de janeiro de 2015, durante evento em Los Angeles que terá mais uma vez Tina Fey e Amy Poehler como cerimonialistas.

HOMENAGEADO – Previamente anunciado, o ator, diretor e produtor George Clooney, vai receber o prêmio Cecil B. DeMille desta edição. É o Globo de Ouro honorário pelas suas obras no cinema.

Mais Recentes

Publicidade

Publicidade